08/10/21 | São Paulo
Reportagem publicada pelo CanalSolar
Segundo a Agência, 4 mil hospitais brasileiros têm potencial para participar do projeto
A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou na última terça-feira (5), a abertura da Chamada Pública de Projeto Prioritário de Eficiência Energética nº 003/2020.
A medida visa o recebimento de propostas de distribuidoras interessadas em apresentar soluções de eficiência energética para hospitais públicos ou entidades que possuam a CEBAS (Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social).
Segundo levantamento realizado pela Agência, aproximadamente 4 mil hospitais brasileiros da rede pública ou beneficentes certificados têm potencial para participar do projeto prioritário.
Leia também: SP destina R$ 300 mi para hospitais financiarem equipamentos fotovoltaicos
Projetos de eficiência energética incluem ações de diagnóstico de instalações elétricas, troca de aparelhos de ar-condicionado e de lâmpadas por outros de menor consumo, e também a instalação de geração própria como usinas solares fotovoltaicas e sistemas de cogeração.
Em 2019, a concessionária de energia elétrica CPFL de Piratininga investiu cerca de R$ 450 mil na implementação de um sistema de geração de energia fotovoltaica no hospital Santa Casa de Vinhedo (SP).
O projeto foi financiado pelo Programa de Eficiência Energética da ANEEL. Ao total, foram implementados 63 painéis solares de 380 W.
O blecaute e o armazenamento de energia elétrica
O que é que a Bahia tem? Tem potencial solar como ninguém!
Desafios e oportunidade da energia solar no Nordeste
Energia solar: mais empregos e competitividade para a indústria
As tarifas de transmissão e o desenvolvimento da fonte solar