Aneel aponta Caxias como líder em instalação de equipamentos de energia solar no Sul do Brasil

09/02/21 | São Paulo

Rádio Caxias

Caxias do Sul tem se destacado na implantação da tecnologia de captação da energia solar. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a cidade é a de maior capacidade instalada nesse setor na Região Sul do Brasil, ficando na frente de capitais como Curitiba e Porto Alegre. Só para se ter uma ideia, entre 2018 e 2020 houve um incremento de mais de 30% nas instalações no Município.

Segundo o engenheiro eletricista Guilherme Saraiva, em quatro anos, a empresa que ele trabalha, situada em Caxias do Sul, instalou mais de cinco megawatts em potência e mais de 15 mil módulos. Estes equipamentos estão espalhados pelo Sul e Nordeste brasileiros além da Argentina, e geram cerca de R$ 500 mil em economia por mês.

Saraiva também pontua as três principais vantagens obtidas com a instalação: redução de custo fixo, investimento que gera retorno de até 3% em cima do valor aplicado, e por fim, a questão da sustentabilidade.

Apesar de demandar uma manutenção periódica, entre seis meses a um ano, a depender da extensão dos módulos instalados, a energia solar continua sendo um excelente negócio para o consumidor. Haja vista os constantes aumentos das concessionárias de energia elétrica e o fato das empresas que trabalham com energia solar oferecerem garantias estendidas ao cliente, que podem chegar a 25 anos, pondera Saraiva.

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o segmento cresceu 64% só em 2020, e isso se deve, em grande parte, à instalação desta tecnologia em residências. No entanto, empresas também têm começado a aderir à energia solar, a fim de baixar custos, já que a tecnologia é capaz de promover uma redução de até 95% no custo mensal com energia elétrica.

Desde 2012, o setor já movimentou mais de R$ 38 bilhões em negócios, e gerou mais de 224 mil postos de trabalho.