ANEEL aprova chamada estratégica para projetos de hidrogênio no setor elétrico

13/03/24 | São Paulo

O tema foi discutido com a sociedade e associações do setor elétrico na Consulta Pública 18/2023

Por: Ericka Araújo

Reportagem publicada pelo Canal Solar

ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou, nesta terça-feira (11), as regras para a Chamada nº 23/2024 de projetos de hidrogênio no setor elétrico brasileiro, que trata do cadastramento de projetos apoiados pelo PDI (Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) desenvolvido pela Agência, que contemplem a inserção de sistemas de produção de hidrogênio renovável de forma integrada e sustentável.

Uma das principais inovações trazidas pela Agência é que serão considerados não só projetos de hidrogênio produzidos a partir de fontes renováveis de geração de energia elétrica (hidráulica, solar e eólica), mas também de fontes de baixo carbono, biomassa, nuclear, geotérmica, marinha ou termelétrica (com capturaarmazenamento e utilização do carbono).

O tema foi discutido com a sociedade e associações do setor elétrico na Consulta Pública 18/2023, que ficou aberta para receber sugestões entre os dias 7 de junho e 24 de julho de 2023. De acordo com a ANEEL, 1.568 contribuições foram enviadas à Agência por 73 instituições.

Segundo a ANEEL, a avaliação dos impactos no setor elétrico nos projetos será restrita aos observados no SIN (Sistema Interligado Nacional). Além disso, as propostas também irão contemplar temas relacionados com logística do hidrogênio (produção, armazenamento, outras infraestruturas e sistemas, e usos finais) e com células a combustível (aplicações estacionárias, aplicações móveis, outras aplicações, e células a combustível não alocadas), incluindo temas afins.

Propriedade e benefícios do hidrogênio

O hidrogênio é considerado uma alternativa significativa ao uso dos combustíveis fósseis. A obtenção de hidrogênio a partir de fontes renováveis impulsiona o crescimento da demanda por eletricidade, possibilitando uso de fontes de baixo carbono como opção de armazenamento energético.

Entre os benefícios com o uso de hidrogênio, está a melhoria da qualidade da energia elétrica a partir do conhecimento prévio dos potenciais impactos no sistema elétrico com a adoção de diferentes sistemas de produção de hidrogênio. Outra perspectiva é de aumento da confiabilidade do sistema elétrico brasileiro, devido à possibilidade do uso de hidrogênio armazenado para geração de energia.