15/12/21 | São Paulo
Reportagem publicada pelo Brasil Energia
Segundo análise da agência, a energia solar é considerada a opção mais adequada para esse processo; medida é válida para sistemas isolados
A Aneel aprovou na última terça-feira (14/12) a emissão da resolução normativa que estabelece os critérios para adição de fonte renovável em usinas a diesel nos Sistemas Isolados, ou seja, que não estão eletricamente conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
Os editais dos leilões de energia e potência que vem sendo realizados nos Sistemas Isolados já preveem a possibilidade de adição de equipamento energia renovável à central geradora, bem como o uso de outros combustíveis, desde que assegurados os montantes mínimos estabelecidos nos contratos de comercialização.
Segundo análise da agência, a energia solar é considerada a opção mais adequada ao processo de adição de fonte nesses sistemas.
A alternativa que oferecia o melhor arranjo regulatório para a definição do custo unitário da energia prevê que a resolução deverá estabelecer o preço por faixa de potência e pela quantidade de anos remanescentes nos contratos das usinas, exceto o custo evitado do diesel.
A medida foi tomada em meio a pressão pela descarbonização do setor elétrico e pela necessidade de reduzir custos com combustível, principalmente sobre o óleo diesel, que é uma das fontes mais caras de todo o mercado.
O blecaute e o armazenamento de energia elétrica
O que é que a Bahia tem? Tem potencial solar como ninguém!
Desafios e oportunidade da energia solar no Nordeste
Energia solar: mais empregos e competitividade para a indústria
As tarifas de transmissão e o desenvolvimento da fonte solar