Aneel autoriza construção do complexo solar de 360 MW no Piauí

17/05/21 | São Paulo

Reportagem publicada no InfoSolar

Agência emitiu DROs para três fazendas fotovoltaicas nos estados da Bahia, Tocantins e Minas Gerais, totalizando 1,92 GW de capacidade

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou ao Grupo InterAlli a construir o complexo fotovoltaico Marangatu Solar (360 MW), sob regime de produção independente, localizado no município de Brasileira, no estado do Piauí.

Segundo despachos publicados no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira (17/5), serão instaladas 12 usinas de 30 megawatts (MW) cada. As obras têm previsão de início em outubro de 2022 e a operação em outubro de 2023. O prazo de concessão é de 35 anos.

DROs

A Aneel ainda emitiu Despachos de Requerimento de Outorgas (DRO) para usinas solares nos estados da Bahia (UFV Juazeiro – 453,6 MW), Tocantins (UFV Peixe – 880,6 MW) e Minas Gerais (UFV Santa Cecília 592 MW). Somados, os projetos totalizam 1,92 gigawatts (GW) em capacidade instalada.

O despacho permite que o agente interessado solicite informações às concessionárias de distribuição a ao Operador Nacional do Sistema (ONS), bem como licenças e autorizações aos órgãos responsáveis pelo licenciamento ambiental em nível federal, estadual e municipal.