Aneel autoriza mais de 875 MW para produção independente de energia

08/06/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Mega What

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou 875,714 MW das fontes eólica e solar fotovoltaica sob o regime de Produção Independente de Energia Elétrica (PIE). As autorizações foram publicadas na edição desta quarta-feira, 8 de junho, do Diário Oficial da União.

Da fonte eólica, a Elawan Desenvolvimentos Brasil foi autorizada a implantar e explorar as usinas Limoeiro I a Limoeiro V, somando 189 MW de potência instalada, localizadas no município de Pedra Petra, no Rio Grande do Norte.

Já da fonte solar fotovoltaica, o aval foi para as UFVs RES Moreira I a RES Moreira IV, totalizando 181,475 MW, localizadas no município de Russas, no Ceará, e de titularidade da Russas Energia Solar.

A Shell Brasil Petróleo também foi autorizada a implantar e explorar as UFVs Draco Solar 1 a Draco Solar 11 sob o regime PIE. As usinas somam 505,239 MW de potência instalada e estão localizadas no município mineiro de Arinos.

Geração

Para início de operação comercial, foi autorizada a plena operação da eólica Taboquinha, que soma 21,6 MW de capacidade instalada a partir de oito unidades geradoras. A usina, de titularidade da Renova Energia, está localizada no município de Igaporã, na Bahia.

Na mesma modalidade, foram autorizadas as UG1 a UG3, somando 0,891 MW, da UTE Belém do Solimões – CGA, localizada no município de Tabatinga, no Amazonas. A usina opera à biomassa e é de titularidade da Brasil Bio Fuels (BBF).

A autarquia ainda suspendeu a operação comercial da UG8, com 2 MW, da eólica Ventos de Santa Joana XIV, localizada no município de Caldeirão Grande do Piauí, no Piauí, e de titularidade da Cubico Brasil. A suspensão é decorrente de dano em main shaft causado por estresse mecânico durante fortes ventos.

GN

Pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a Petrobras foi autorizada a operar o polo de processamento de gás natural localizado no município de Pojuca, na Bahia. O polo tem capacidade de processamento de 2.000.000 Nm³/d de gás natural.

Garantia física

O Ministério de Minas e Energia (MME), por sua vez, definiu os montantes de garantia física de energia das eólicas Ventos de Santa Eugênia 10, Ventos de Santa Eugênia 11 e Ventos de Santa Eugênia 14 em 21,3 MW médios, 13 MW médios e 10,3 MW médios, respectivamente. As usinas estão localizadas no município de Uibaí, na Bahia.

Também foram redefinidos os montantes de garantia física de energia das eólicas Ventos de Santa Leia 12 a Ventos de Santa Leia 14, no Rio Grande do Norte, e das eólicas Ventos de São Januário 15 a Ventos de São Januário 19 e São Pedro do Lago, localizadas na Bahia.