ANEEL fala de inovação em seminário sobre potencial energético no NE

22/06/20 | São Paulo

ANEEL Notícias 

As oportunidades de geração de renda proporcionadas pela inovação no setor elétrico foram o destaque da apresentação feita pela ANEEL nesta sexta-feira (19/6) no seminário virtual “Oportunidades e Potenciais Energéticos para o Semiárido Brasileiro”, promovido pelo Instituto Nacional do Semiárido (INSA) e pela EnergyC.

Representando a Agência no evento, o diretor-geral da ANEEL, André Pepitone, apresentou dados do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da ANEEL e outras ações que levam investimentos para a região do semiárido.

“Precisamos estimular a cooperação e a interação entre os setores público e privado. Sem isso, não há inovação. Ciência só dentro da máquina do Estado não funciona. Precisamos fortalecer a atividade de inovação nas instituições científicas e nas tecnológicas. Contem com a ANEEL para estimular essa integração entre o setor público e o privado, entre a academia e os agentes do setor ”, disse Pepitone.

Entre as ações de P&D reguladas pela ANEEL que beneficiam a região do semiárido, Pepitone citou o projeto de quase R$ 100 milhões da CHESF para gerar energia solar em lagos de reservatórios como os de Sobradinho (BA).

Pepitone destacou também a importância a região Nordeste para a pesquisa e a inovação no setor elétrico brasileiro.

“O Brasil possui setor acadêmico e de pesquisa forte e competente, sobretudo, na região Nordeste. Na Paraíba, identificamos iniciativas desde a década de 70. Cito um laboratório, que foi implantado em João Pessoa, na UFPB, e era revolucionário para a realidade científica do País, naquela época; me refiro ao Laboratório de Energia Solar, o primeiro criado em nosso país”, disse o diretor-geral da ANEEL.

O evento teve ainda a participação da presidente da Comissão de Minas e Energia da OAB/PB, Priscilla Maciel, do superintendente da Sudene, Evaldo Cruz, e do professor Nilton Silva, da Universidade Federal de Campina Grande.