Aneel libera para operação comercial unidades geradoras que somam 76,5 MW

24/10/22 | São Paulo

Reportagem publicada pela Agência Estado

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) liberou para operação comercial unidades geradoras que somam 76,5 megawatts (MW). Os despachos com as autorizações foram publicados em edição de hoje do Diário Oficial da União (DOU).

Da Renova Energia, foram liberadas as UG1 a UG7, de 2,7 MW cada, da usina eólica Juazeiro, que fica que Igaporã, na Bahia.

Já da Votorantim, foram liberadas as UG1 a UG4, de 4,4 MW cada, da usina eólica Ventos de São Ciríaco, localizada nos municípios de Betânia do Piauí e Curral Novo do Piauí, no estado do Piauí.

Por fim, poderá operar comercialmente a UG3, de 40 MW, da usina termelétrica Santo Ângelo, que fica em Pirajuba, no estado de Minas Gerais. O empreendimento é da empresa Usina Santo Ângelo Ltda..

Operação em teste

A agência também liberou algumas unidades geradoras para operação em teste. Foi o caso das UG1 a UG3, de 4,5 MW cada, da usina eólica Assuruá 4 I, da Omega. O empreendimento fica em Gentio do Ouro e Xique-Xique, na Bahia.

Na mesma condição, poderão operar as UG1 a UG10, de 3.437 quilowatts (kW) cada, da usina solar fotovoltaica Caldeirão Grande VII (antiga São Moises), que pertence à Ibitu Energia, e fica em Caldeirão Grande do Piauí, no estado do Piauí.