Aneel marca para maio leilão para contratação de energia de novas usinas

26/04/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo G1

Leilão prevê contratar energia hidrelétrica, eólica, solar e de termelétricas movidas a biomassa. Prazo para início do fornecimento é de quatro anos

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (26) o edital do leilão de energia nova A-4, destinado à contratação de energia elétrica fornecida por novas usinas hidrelétricas, eólicas, solares e termelétricas movidas a biomassa. O leilão será realizado no dia 27 de maio.

As usinas vencedoras do leilão terão de iniciar o fornecimento de energia a partir de 1º de janeiro de 2026. O prazo de contrato será de 20 anos para as hidrelétricas e térmicas a biomassa e de 15 anos para as eólicas e solares.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, o leilão inova ao prever, pela primeira vez, a negociação conjunta de empreendimentos eólicos e fotovoltaicos.

“Tendo em vista as características comuns entre as fontes, a perspectiva de acirramento da competição entre as duas fontes deverá resultar em benefício ao consumidor”, diz a pasta em nota.

O ministério é o órgão responsável por estabelecer as diretrizes do leilão, enquanto cabe à Aneel, como órgão regulador, a aprovação do edital.

Além do leilão marcado para maio, o governo prevê fazer mais sete leilões para comprar de energia e de reserva de capacidade ao longo de 2022. Todos estão previstos para o segundo semestre deste ano.