Aneel registra 442 MW em pedidos de outorga de eólicas e solares

10/05/21 | São Paulo

Reportagem publicada no Mega What

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) registrou o requerimento de outorga (DRO) de usinas solares fotovoltaicas e eólicas visando a produção independente de energia elétrica, com prazo de outorga de 35 anos. As usinas somam 442 MW e os despachos foram publicados na edição desta segunda-feira, 10 de maio, no Diário Oficial da União.

Na Bahia, os DROs foram registrados para as UFVs Cambuí 1 e Cambuí 2 , com 50 MW cada, localizadas no município de Irecê. Ainda da fonte solar, os registro foi para a UFV Freedom Fotovoltaico Colinas I , (300 MW), na cidade de Palmeirante, estado de Tocantins.

Da fonte eólica, a Aneel registrou o DRO da eólica Filgueira III (42 MW), localizada no município de Areia Branca, no estado do Rio Grande do Norte.

**************

Geração

Para início de operação em teste, foram liberadas as unidades geradoras 5 a 8, totalizando 16,8 MW de capacidade instalada, da eólica Campo Largo XX , localizada na Bahia, e a UG5, de 3,55 MW, da eólica Costa das Dunas , no estado do Rio Grande do Norte.

Extinção de outorga

O Ministério de Minas e Energia (MME) extinguiu a concessão da CGH Santa Luzia (0,7 MW), localizada no município de Centralina, estado de Minas Gerais, outorgada à Cemig GT. sem reversão de bens.