APAE Manaus conta com novas instalações elétricas e um novo sistema fotovoltaico

05/10/23 | São Paulo

Reportagem publicada pelo A Crítica

Responsável por educar e dar assistência médica e social para pessoas com deficiência intelectual e múltipla há 50 anos, a Associação de Pais e Amigos Excepcionais de Manaus (APAE Manaus) agora conta com novas instalações elétricas e um sistema fotovoltaico em sua sede.

A cerimônia de entrega foi realizada na manhã desta quinta-feira (5), na sede da organização localizada na avenida Perimetral, s/nº, Parque Dez de Novembro, Zona Centro-Sul da capital.

A renovação das instalações elétricas e a adequação a um sistema fotovoltaico na entidade vem em ótimo momento devido às altas temperaturas que vêm sendo registradas em Manaus nos últimos meses. O sistema de energia solar utiliza placas que recebem a luz do sol e convertem em energia elétrica que dá suporte ao sistema convencional utilizado pela APAE.

O valor total doado para realizar a renovação das instalações elétricas foi de US$ 119,463 – aproximadamente R$ 626.225,05. De acordo com o cônsul-geral do Japão em Manaus, Masahiro Ogino, o projeto de renovação faz parte do Programa de Assistência para Projetos Comunitários (APC) de Segurança Humana do governo japonês.

“Através desse programa estamos colaborando aos esforços para suprir as necessidades humanas do povo brasileiro nas áreas de educação, saúde e águas potáveis, entre outros. Queremos que a APAE diminua os custos de eletricidade e também como evitar o vazamento de circuitos”, destacou o cônsul-geral do Japão em Manaus.

Masahiro Ogino destacou que o programa oferece assistência financeira não-reembolsável para organizações a fim de auxiliar na implementação de seus projetos comunitários de desenvolvimento. Até o momento, foram beneficiados 35 projetos no total de 12 milhões de reais no Amazonas.

“Gostaria de acrescentar que este programa está oriunda do imposto do povo japonês. E Japão e Brasil são parceiros importantes na comunidade internacional compartilhando democracia e o estado de direitos, os valores fundamentais. Estamos dispostos de colaborar ainda mais para o Brasil através deste programa”, acrescentou Ogino, Resistência

Para a presidente da APAE Manaus, Ione Tôma, este projeto é de grande importância para a entidade, tendo em vista que a organização sobrevive quase que inteiramente por doações.

“Estamos felizes hoje com a inauguração das placas fotovoltaicas aqui na APAE Manaus e agradecer ao povo japonês, ao Consulado do Japão, por esse projeto importantíssimo, que para a gente que é uma instituição filantrópica, vai representar muito. Inclusive, vocês sabem que como a gente vive e sobrevive de doações, esse projeto vai trazer também uma economia muito grande para a instituição”, declarou a presidente da entidade.

Doações

O maior desafio da APAE Manaus é o financeiro. Ione Tôma ressaltou que as pessoas que se sensibilizarem com a causa, podem realizar doações por meio do PIX: 04.216.628/0001-80 (CNPJ da instituição). Caso a população queira ajudar de outra forma ou queira conhecer o trabalho da ONG de perto, visitando a sede, basta entrar em contato com o número Whatsapp (92) 99282-8220.

“Podem entrar em contato com o nosso telemarketing, pode vir na instituição, pode vir conhecer a instituição, então é através disso que a gente precisa do apoio, inclusive da sociedade, que possa nesse momento olhar para a APAE Manaus e voltar também a ajudar e colaborar com a instituição”, ressaltou Tôma.