25/01/23 | São Paulo
Reportagem publicada pelo AutoPapo
Com o avanço da tecnologia dos carros elétricos, algumas empresas têm começado a explorar a possibilidade de gerar a energia através da luz solar. A Lightyear já está mais avançada nesse quesito e terá um carro de produção em massa com esse mecanismo.
Mas quem também está apostando nessa área é a Aptera, que está desenvolvendo um triciclo elétrico com painéis solares que vão permitir os motoristas dirigirem sem precisar plugar o veículo à tomada.
A Aptera descreve o modelo como ultraleve ultra aerodinâmico, já que possui um coeficiente de resistência aerodinâmica de 0,13.
Na versão de lançamento ele chega com painéis solares no teto, tampa do porta-malas, capô e até painel frontal. Eles serão responsáveis por fornecer o acúmulo de eletricidade que, nesse caso, pode superar os 60 km.
Com lançamento previsto para o mercado americano, a empresa acredita que as pessoas que vivem por lá não percorrem uma distância maior do que essa por dia. Então, isso excluiria a necessidade de conectá-lo a um carregador, por exemplo.
No entanto, caso a pessoa precise fazer uma rota mais longa, existe a possibilidade de carregar o triciclo elétrico em uma tomada convencional de 220 volts. Em uma hora, o modelo da Aptera pode recuperar uma autonomia de até 100 km. Com uma carga completa, o alcance chega aos 644 km.
O veículo vai contar com três motores, que irão acelerar de 0 a 100 km/h em 4 segundos com uma velocidade máxima de 163 km/h. Outras características técnicas ainda não foram reveladas.
É fundamental manter o crescimento da energia solar em Minas Gerais
O blecaute e o armazenamento de energia elétrica
O que é que a Bahia tem? Tem potencial solar como ninguém!
Desafios e oportunidade da energia solar no Nordeste
Energia solar: mais empregos e competitividade para a indústria