Armazenamento deverá expandir 20 vezes até 2030, aponta BNEF

17/11/21 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Canal Energia


Estados Unidos e China são os maiores mercados para a solução com mais da metade da expansão global

As instalações de sistemas de armazenamento em todo o mundo atingirão 358 GW/1.028 GWh até o final de 2030. A estimativa é da BloombergNEF, esse volume é mais de 20 vezes maior do que os 17 gigawatts/34 GWh esperados em operação no final de 2020, de acordo com a última previsão da empresa. Este boom no armazenamento estacionário de energia exigirá mais de US$ 262 bilhões em investimentos.

O dado consta do Global Energy Storage Outlook da BloombergNEF. O volume a ser adicionado globalmente somente em armazenamento é mais do que toda a capacidade de geração de energia do Japão em 2020. Os dois maiores mercados são Estados Unidos e China, representando mais da metade das instalações de armazenamento global nesse horizonte de tempo.

As metas dos governos estaduais e das utilities são os impulsionadores nos EUA. Já na China, a meta de instalação de 30 GW de construção cumulativa até 2025 e regras de integração de renováveis ??mais rígidas direcionam esse avanço no país asiático. Outros mercados importantes incluem Índia, Austrália, Alemanha, Reino Unido e Japão. A BNEF identificou que políticas de apoio, compromissos climáticos e a necessidade crescente de recursos flexíveis são fatores comuns que levaram essas regiões a serem classificadas como destaque.

Regionalmente, a Ásia-Pacífico (APAC) liderará a construção de armazenamento em uma base de MW até 2030, mas as Américas construirão mais em uma base de MWh porque as fábricas de armazenamento nos EUA geralmente estão à frente com mais horas de armazenamento. A região que aglutina a Europa, Oriente Médio e África (EMEA) fica atrás devido à falta de políticas e incentivos direcionados, apesar das metas climáticas no Velho Continente. O crescimento nessa área pode acelerar à medida que a penetração das energias renováveis ??aumenta, mais geradores de combustível fóssil saem e a cadeia de abastecimento da bateria se torna mais localizada.

A previsão do BNEF sugere que a maioria, ou 55%, do armazenamento de energia construído até 2030 tem como objetivo carregar em um determinado horário e liberar essa energia posteriormente. E aponta que projetos renováveis mais armazenamento, em particular a solar, estão se tornando comuns em todo o mundo.

As baterias instaladas em clientes finais também crescerão em um ritmo constante. A BNEF espera que o armazenamento de energia localizado em residências e empresas represente cerca de um quarto do total até 2030. A BNEF avalia que o desejo dos consumidores de eletricidade de usar mais energia solar autogerada e o apetite por energia de reserva são os principais impulsionadores.

A empresa aponta ainda que outras aplicações, como o uso desses sistemas para adiar investimentos na rede, podem permanecer marginais na maioria dos mercados até 2030. A construção pode aumentar, se as barreiras regulatórias forem removidas e os incentivos forem alinhados para que os proprietários de rede considerem o armazenamento como uma alternativa ao investimento em infraestrutura tradicional .

O relatório conclui que a indústria está adotando vários produtos químicos para baterias de íons de lítio. Em 2021, o fosfato de lítio-ferro (LFP) será usado mais do que produtos químicos de níquel-manganês-cobalto (NMC) para armazenamento estacionário pela primeira vez. A BNEF também atualizou sua perspectiva de tecnologia para incluir baterias de íon de sódio, um concorrente de bateria de íon de lítio, que pode desempenhar um papel significativo em 2030.

Além disso, tecnologias sem bateria química estão em desenvolvimento. Cita o ar comprimido e armazenamento de energia térmica. Para a BNEF, muitos deles podem fornecer uma duração de despacho mais longa em comparação com os dispositivos tradicionais. No entanto, a BNEF espera que as baterias dominem o mercado pelo menos até a década de 2030, em grande parte devido à sua competitividade de preços, cadeia de suprimentos estabelecida e histórico. “Se as novas tecnologias superarem o íon-lítio com sucesso, então a absorção total pode muito bem ser maior”, finaliza.