Árvore Solar é inaugurada em Santo André

23/09/21 | São Paulo

Reportagem publicada pela Catraca Livre

Foi inaugurada oficialmente nesta semana a primeira Árvore Solar com conceito de conectividade da região, em cerimônia que marcou também a inauguração do edifício Serafina Corporate, que teve investimento na casa dos R$ 35 milhões. Localizado na avenida Padre Manoel da Nóbrega, 385, no bairro Jardim, o edifício, além de abrigar a nova sede da Construtora Patriani, gerará emprego e renda na cidade ao receber novas empresas que buscam locação de lajes corporativas.

A Árvore Solar e o conjunto de equipamentos associados, além da produção descentralizada de energia solar, permite também uma série de possibilidades de sensoriamento dinâmico da cidade, como medições climáticas e monitoramento de bueiros, por exemplo, além do monitoramento e gestão automatizada de aspectos do próprio edifício, tais como o consumo de água ou a produção e consumo de energia. É possível até mesmo fazer recarga de bicicletas e patinetes elétricos ao lado do local.

“Estamos orgulhosos em mais uma vez trazer inovação para Santo André, com um item tecnológico de última geração, que é a Árvore Solar. A energia limpa é o futuro dos empreendimentos, e a Patriani já respira esse futuro a muito tempo em seus projetos. Além de oferecer condições sustentáveis, através da sua tecnologia, a árvore se tornará referência no bairro Jardim. Estamos muito felizes”, destaca o CEO da Construtora Patriani, Bruno Patriani.

Além de ter iluminações especiais, que poderão ser alteradas em datas comemorativas, a Árvore Solar tem dez metros de altura, o que corresponde a um prédio de dois andares, com placas fotovoltaicas em formato de folhagens. A Árvore Solar é associada a um conjunto de placas fotovoltaicas instaladas no topo do prédio, que proporcionarão até 70% de redução no consumo de energia da área social do condomínio.

A iniciativa realizada pela Patriani foi feita em parceria com o Parque Tecnológico de Santo André e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André). Esta estrutura, viabilizada através de programa de compensação ambiental do Semasa, faz parte de um amplo programa da Prefeitura de Santo André denominado “Plataforma Conecticidade”.

Entre outros aspectos, este programa vem atuando para que a cidade de Santo André seja um laboratório aberto de soluções para cidades inteligentes, em parceria com universidades, startups e empresas inovadoras. Nesta perspectiva, inclusive, o Parque Tecnológico de Santo André, por meio do Hub de Inovação, estimula esse atores no desenvolvimento de soluções tecnológicas e inovadoras para desafios tecnológicos industriais.

Conecticidade

A Árvore Solar, como um dos elementos do “Plataforma Conecticidade”, é um projeto conceitual e protótipo operacional de mobiliário urbano inteligente, conectado e sustentável, promovendo a experimentação e o domínio de competências em aplicações de IoT (Internet das Coisas) baseadas em mobiliário urbano, para promoção de um ambiente de negócios favorável ao desenvolvimento de tecnologias disruptivas e a estruturação de uma cidade cada vez mais conectada e inteligente.

“Cidades inteligentes” são aquelas cidades caracterizadas pela gestão integrada de diversas dimensões da vida urbana (mobilidade, sustentabilidade, habitabilidade, convivência, bem-estar, segurança pessoal e social, governança pública, entre outras), com base na aplicação intensiva de recursos tecnológicos, sobretudo telecomunicações, internet das coisas e inteligência de dados para tomada de decisão em tempo real. Portanto, esta nova estrutura fará parte desta rede tecnológica que aproxima Santo André das melhores práticas em cidades inteligentes.

O programa “Plataforma Conecticidade” já possui outras iniciativas em planejamento avançado para ampliar esta rede de conectividade da cidade, sendo este seu primeiro grande resultado. Estes esforços estão sendo trabalhados em conjunto com os esforços para ampliação da oferta de cobertura de sinal dos serviços de telecomunicações, para que a cidade de Santo André esteja com a infraestrutura adequada para operação dos serviços de 5G assim que sejam viabilizados no Brasil.

#DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram