Árvores solares são instaladas no campus da UFABC, em São Bernardo

18/08/21 | São Paulo

Reportagem publicada no Diário do Grande ABC

A Enel Distribuição São Paulo instalou duas árvores solares, nessa quarta-feira (18), no campus da UFABC (Universidade Federal do ABC), no município de São Bernardo. Trata-se de um equipamento com design semelhante a uma planta natural e que, por meio de filmes fotovoltaicos em suas “folhas”, capturam a energia solar e convertem em energia elétrica, podendo servir como fonte de carregamento via USB para celulares e tablets.

A estrutura possui dimensões que lembram uma árvore: cerca de 3 metros de altura e pouco mais de 4 metros de largura. Os equipamentos contam com capacidade para realizar uma geração independente e sustentável de energia, e possuem cinco saídas USB para uso das pessoas que frequentam o campus.

Além das duas árvores solares na UFABC, a Enel tem planos de instalar estes equipamentos em parques estaduais, em parceria com o Governo de São Paulo. O projeto das árvores solares é uma iniciativa de sustentabilidade voltada ao uso inteligente e eficiente da energia elétrica, alinhada aos compromissos assumidos pela companhia com a Agenda 2030 das Nações Unidas e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente com o ODS 7 – Energia Limpa e Acessível e também com o ODS 9 – Inovação de Infraestrutura.

A instalação das duas árvores solares está sendo financiada com recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).