Assaí compra mais de 200 mil certificados de energia renovável

30/03/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Canal Energia

A iniciativa, realizada em parceria com a GreenYellow, está alinhada a meta de reduzir em 38% as suas emissões de carbono até 2030

O Assaí Atacadista anunciou a compra de mais de 200 mil certificados internacionais de energia renovável. A aquisição segue o International REC Standard (I-REC), sistema global de certificação e rastreamento de atributos ambientais de energia renovável, o qual garante aos(as) consumidores(as) que a energia comprada foi considerada “limpa”.

Na prática, os I-RECs vendidos pela GreenYellow foram utilizados na sede administrativa e em 194 lojas do Assaí que integram o Mercado Livre de Energia e estão presentes nas cinco regiões do país. De acordo com a empresa, a ação reduziu as emissões de carbono na atmosfera em 2021, contribuindo para a jornada de descarbonização da matriz de consumo do atacadista.

A companhia conta, ainda, com a meta de reduzir em 38% as suas emissões de carbono até 2030, com base no total emitido por suas operações no ano de 2015, considerando escopos 1 e 2. Ainda segundo a empresa, a iniciativa, atrelada a remuneração variável dos(as) executivos(as) do Assaí, segue o compromisso do controlador do atacadista, o grupo francês Casino. Em linha com essa meta, o Assaí já registrou redução de 8,2% em 2021 em relação a 2020, mesmo diante de uma expansão histórica no ano passado, quando foram abertas 28 novas lojas.

Outro destaque da companhia é a continuidade do processo de migração das lojas para o Mercado Livre de Energia, que teve início em 2019 e, atualmente, já está disponível em 194 lojas. Com ele, as unidades passam a contar com uma energia mais limpa, que utiliza matrizes 100% renováveis provenientes das fontes eólica, solar, biomassa e pequenas hidrelétricas. Além disso, o Assaí também conta com 7 usinas solares em operação com a GreenYellow em suas lojas nos estados de PA, RJ, GO, PR e MT. Todos os painéis fotovoltaicos foram instalados na cobertura dos estacionamentos das unidades e geram energia que abastece parte da operação.