Assaí vai migrar todas as suas lojas para o mercado livre de energia

24/03/21 | São Paulo

Reportagem publicada no Brasil Energia

A iniciativa inclui 184 unidades em funcionamento e tem previsão de ser concluída até dezembro deste ano

O Assaí Atacadista anunciou que vai migrar todas as suas 184 lojas para o mercado livre de energia até dezembro deste ano. A companhia iniciou o processo de migração em 2019, e até o fim do ano passado, 133 unidades de diferentes regiões foram convertidas para esse ambiente. Agora, a previsão é de que mais 51 lojas migrem para o sistema.

A medida é parte de uma estratégia para ampliar a eficiência energética da empresa, que afirma optar sempre pela utilização de matrizes 100% renováveis. Sua geração é proveniente de fontes eólicas, solar, biomassa e de pequenas hidrelétricas.

Ao todo, a rede conta três fornecedores e com a adesão e uso deste sistema. Segundo a CCEE, o Assaí é a segunda companhia com maior número de unidades consumidoras especiais, onde a demanda contratada é superior a 500 KW e inferior a 3.000KW, em número de unidades modeladas.

Além da migração completa, a expectativa é de que esse planejamento de conversão seja continuado com as novas unidades que serão inauguradas.

Oito lojas do Assaí possuem usinas solares. Os painéis fotovoltaicos geralmente são instalados na cobertura dos estacionamentos das lojas e geram energia que abastece parte da operação.

No último ano, as usinas geraram mais de 6 mil MWh de energia, o equivalente ao consumo de energia de aproximadamente 3.400 residências médias.