Avança a implantação do projeto Luz do Saber nas escolas do município

26/07/21 | São Paulo

Reportagem publicada pela Prefeitura de Porto Alegre

Melo considerou positivo o projeto e deu aval para a formatação da proposta de financiamento

Na tarde desta segunda-feira, 26, os secretários de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, e de Educação, Janaina Audino, apresentaram o projeto Luz do Saber ao prefeito Sebastião Melo e aos secretários de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, e da Fazenda, Rodrigo Fantinel. A iniciativa consiste na instalação de placas fotovoltaicas para captação de energia solar e na implantação de um sistema de eficiência energética em escolas da rede de ensino municipal. Melo considerou positivo o projeto e deu aval para a formatação da proposta de financiamento, que precisa ser encaminhada à Câmara Municipal. Agora, com esse propósito, técnicos da Governança e da Educação vão trabalhar em conjunto com a Secretaria Municipal da Fazenda e de Planejamento e Acompanhamento Estratégico.

O projeto já conta com apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). A proposta é que seja financiado 75% da totalidade do projeto, o que representa cerca de R$ 25 milhões de investimento para a instalação de placas fotovoltaicas em 70 escolas e na implantação de um sistema de eficiência energética na totalidade das 98 instituições municipais de ensino.

O projeto – Por meio da Coordenação de Resiliência e Redes (CRR) da Secretaria de Governança, em conjunto com a Secretaria de Educação, a prefeitura está desenvolvendo o projeto Luz do Saber, com apoio do programa Financiando Energia para Investimentos de Baixo Carbono – Centro Consultivo de Cidades (Felicity) e da Sociedade Alemã para Cooperação Internacional (GIZ) em colaboração com o Banco Europeu de Investimento (BEI). Em 2016, com apoio do Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade, um projeto piloto foi implantado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Antonio Giudice, no bairro Humaitá, com a instalação de dez placas fotovoltaicas. Além de contribuir para uso eficiente de energia e mitigação das alterações climáticas, estima-se que o projeto gere uma economia de cerca de R$ 3,4 milhões por ano para a prefeitura.

Também participaram da reunião a coordenadora de Assuntos Legislativos do Gabinete do Prefeito, Luciane Pinheiro, integrantes da CRR/SMGOV, Luciana Peters e Vitor Masschmann, e os representantes da Felicity-GIZ, Gustavo Ribeiro e Aline Rabelo.