Bahia recebe investimento estrangeiro para usina solar e vira referência no uso de tecnologia sustentável

30/10/20 | São Paulo

Na Mídia News 

No final do mês de outubro, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) confirmou um investimento de US$ 67 milhões na Bahia. Ele terá como destino o município de Juazeiro, onde será construída a usina solar fotovoltaica Jacarandá. Essa usina comandada pela Atlas Renewable Energy é um indício positivo de que o estado baiano está de olho nas mudanças tecnológicas e nos benefícios de investir nestas inovações.

O investimento será feito pelo BID Invest, que é o setor que cuida de todos as aplicações monetárias em infraestrutura realizada pela instituição. Será a primeira vez que a Bahia realiza um acordo tão caro, principalmente com energia renovável. Essa usina fotovoltaica vai contar com uma tecnologia de ponta, completamente sustentável, e que deve fornecer energia suficiente para alimentar uma cidade de 750 mil habitantes.

Por isso, a Atlas Renewable Energy fechou contrato com a empresa DOW para a compra de toda a energia produzida pela nova usina. Além disso, a empresa também está buscando realizar parcerias para a troca de energia entre o local e os fornecedores de energia renovável da região. É uma garantia do fornecimento de energia limpa 24 horas.

Esse novo empreendimento será a quarta usina controlada pela Atlas Renewable Energy na Bahia, e a segunda em Juazeiro. As usinas de São Pedro e do Sertão Solar Barreiras também são administradas pela empresa e realizam a produção de energia sustentável. O objetivo da empresa é reduzir toneladas de CO2 emitidos na produção e fazer o estado baiano um expoente no ramo de novas tecnologias voltadas para o serviço.

Impacto positivo da tecnologia

Com cada vez mais investimentos em inovações que geram menos impactos no meio ambiente, a Bahia está se transformando em uma referência no uso de novas tecnologias no Brasil. A produção de energia por uma usina solar fotovoltaica é uma ação que pensa no futuro. Recentemente, o uso de inovações tecnológicas em diferentes setores têm conseguido gerar impactos positivos neste sentido. Por exemplo, o uso de carros elétricos no país cresceu consideravelmente nos últimos anos. Apenas no primeiro semestre de 2020 o aumento foi de 221%, se compararmos com o mesmo período do ano passado. Marcas como a BMW, a Volkswagen e a Tesla estão investindo cada vez mais nestes veículos por aqui. A ideia é reduzir a dependência da gasolina ou do diesel, que são comprovadamente um problema para o meio ambiente.

Outra mudança na rotina dos brasileiros é o uso cada vez maior do streaming para realizar trabalho remoto ou então algum entretenimento digital. Uma pesquisa realizada pelo site Ciclo Vivo mostra que 77,6% dos profissionais acreditam que estão gerando menos impactos na natureza trabalhando de casa com plataformas como o Skype. No entretenimento via internet, o streaming é utilizado nos principais sites com jogos de cassino online, que contam com blackjack, pôquer e roletas virtuais. Até mesmo as redes sociais, como o Instagram e o Facebook, estão usando o streaming como forma de reunir as pessoas sem sair de casa.

Energia é o futuro

Assim, é possível perceber que a Bahia pode se tornar uma referência cada vez maior em sustentabilidade. O uso de painéis solares em residências, por exemplo, é cada vez mais comum no estado. Através de um planejamento, principalmente para entender qual o melhor período para instalar, é possível economizar bastante no consumo e, em simultâneo, produzir e usar uma energia cada vez mais limpa.

As empresas na Bahia seguem neste mesmo ritmo, com cada vez mais iniciativas para fazer com que o estado possa utilizar novas tecnologias para diminuir o gasto com o meio ambiente. Neste ano, o Ministério da Infraestrutura apontou o Aeroporto Internacional de Salvador como um exemplo de sustentabilidade. A empresa que administra o local recebeu uma premiação por justamente investir neste quesito.

A notícia do investimento do BID na usina solar fotovoltaica Jacarandá é uma excelente notícia para a Bahia. Além dos ganhos econômicos, o estado está se transformando em uma referência nacional e internacional. Sustentabilidade é um assunto que está ganhando importância todo o ano, e é algo importante para se discutir. É também uma forma de investir em novas tecnologias e descobrir meio diferentes de trabalho, entretenimento e até mesmo de locomoção.