Baterias de estado sólido: o próximo grande avanço da mobilidade elétrica

23/01/24 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Portal Solar

Tecnologia poderá elevar autonomia e vida útil das células de armazenamento e permitir recargas ultrarrápidas; Volkswagen promove testes bem-sucedidos com o produto

As baterias de estado sólido podem ser o próximo grande passo no armazenamento de energia e na mobilidade elétrica. Essa tecnologia promete maior autonomia, menor tempo de recarga e segurança máxima, superando alguns dos principais entraves para a maior difusão do uso de carros elétricos. Nesses equipamentos, tanto o eletrólito quanto os materiais dos eletrodos são sólidos, em vez de materiais líquidos ou gelatinosos para conduzir cargas elétricas, como ocorre em baterias tradicionais, como as de íon de lítio.

Essa solução oferece algumas vantagens em comparação com as baterias tradicionais. As baterias de estado sólido tendem a ter uma densidade de energia mais alta, o que significa que podem armazenar mais energia em um volume menor. Além disso, são consideradas mais seguras, pois eliminam os riscos associados aos vazamentos ou inflamações de eletrólitos líquidos.

A tecnologia têm o potencial de oferecer melhorias significativas em segurança, densidade de energia e vida útil, mas desafios como custo e produção em larga escala precisam ser superados para sua adoção generalizada.

Um avanço nesse sentido foi divulgado pela PowerCo, empresa de baterias criada pela Volkswagen. Testes promovidos pela QuantumScape no laboratório da companhia resultaram em importantes marcas: as baterias de estado sólido completaram com sucesso mais de 1 mil ciclos de recarga, o equivalente a mais de 1 milhão de quilômetros rodados por um carro elétrico de autonomia de 500 a 600 quilômetros.

Ao mesmo tempo, a bateria foi pouco degradada e manteve 95% da capacidade ao final do experimento. Conforme a PowerCo, as metas o padrão da indústria exige que, nessa fase de desenvolvimento, sejam atingidos 700 ciclos com uma perda máxima de capacidade de 20%. Dessa forma, o produto da QuantumScape superou essas especificações no teste. A célula ainda atingiu os requisitos de recarga rápida, segurança e autodescarga.

O CEO da PowerCo, Frank Blome, considerou os resultados dos testes bastante promissores. “O resultado final poderá ser uma bateria que permite percorrer grandes distâncias, pode ser carregada rapidamente e praticamente não envelhece.” A próxima etapa antes de iniciar a produção em massa será aperfeiçoar e dar escala ao processo de manufatura.