26/09/23 | São Paulo
Reportagem publicada pelo Plantão News
Segunda, 25 de setembro de 2023, 12h32 Tecnologia diminuiu dependência da rede elétrica e possibilita uso da energia mesmo durante apagões
Somente nos primeiros oito meses deste ano, Mato Grosso registrou mais de *23 mil novas instalações de sistema de energia solar* em seu território, esses números comprovam o enorme potencial para geração de energia solar fotovoltaica no estado. E uma das grandes novidades e que tem ajudado a atrair novos consumidores é o uso de baterias para armazenar a energia gerada pelo sol, que traz a possibilidade de garantir acesso à energia em situações de indisponibilidade e assim manter normalmente o funcionamento de um comércio ou residência até a normalização do fornecimento pela concessionária.
Conhecida por Battery Energy Storage System (BESS), a tecnologia é uma alternativa para atender à demanda quando o consumidor tiver necessidade. De acordo com o desenvolvedor Programa Integrador 4.0, Merivaldo Brito, a homologação da Lei Federal n°14.300 que criou o “Marco Legal da Geração Distribuída” no país regularizou a instalação das baterias.
“Essa lei trouxe novos desafios também para as empresas que atuam nesse mercado, que precisam estar atentas ao que já é ou não permitido, como o benefício de poder usar baterias para armazenar energia em sua casa, empresa ou indústria, que não era regulamentado. É uma novidade que significa “gerar sua própria energia”, e dá mais segurança aos consumidores em episódios de apagões, como aconteceu recentemente no país”, pontuou.
Brito destaca que essa será uma das atrações no estande da *segunda edição da Cuiabá Solar Expo*
– Feira de Energia Solar Fotovoltaica de Cuiabá, que acontecerá dentro da Feira do Empreendedor, que é realizada pelo Sebrae-MT, entre os dias 05 e 08 de outubro, no Centro de Eventos do Pantanal.
Ela destaca ainda que Cuiabá, assim como Mato Grosso, se destacam no cenário nacional quando o assunto é energia solar. O estado ocupa a *quinta posição* como gerador de energia solar com potência instalada de 1.332,5 megawatts (MW), que equivale a 5,8% da capacidade geradora do Brasil, enquanto *Cuiabá ocupa a terceira posição no ranking dos municípios*, com potência instalada de 230,3 MW, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).
“Isso mostra que o consumidor local entende os benefícios da geração própria, principalmente por ler todo o cenário da região, que como sabemos é de altas temperaturas, que aumenta o consumo da energia elétrica e a alta tarifa cobrada na energia. A feira então é uma oportunidade para mostrarmos as novidades e tendências deste setor, e as soluções que as empresas poderão apresentar a seus consumidores, neste mercado que está em franco crescimento”, explicou.
Serviço
O que: “Cuiabá Solar Expo”, na Feira do Empreendedor do Sebrae
Quando: De 05 a 08 de outubro
Onde: Centro de Eventos do Pantanal
Horário: Das 14h às 22h
Informações: