Área de associados Trabalhe no setor solar

BMWs produzidos com energia solar em Araquari

28/04/21 | São Paulo

Reportagem publicada no Coisas de Agora

Fábrica do BMW Group em Santa Catarina instala placas fotovoltaicas e passa a contar com energia solar para a produção de veículos

A fábrica do BMW Group em Araquari segue tendo a sustentabilidade como um dos seus principais focos. Agora, a unidade conta com a instalação de 562 placas fotovoltaicas no telhado do prédio da Montagem. Os painéis ocupam uma área de 1.068 m2, que tem a possibilidade de ser expandida. Juntas, elas vão gerar 261.397 kWh de energia em um ano, o que seria suficiente para abastecer 143 residências, de acordo com a média de consumo brasileiro.

A instalação começou a ser feita no fim de 2020 e com isso, a fábrica deve deixar de emitir cerca de 28,75 toneladas de CO2 por ano, o equivalente a 2.738 árvores. Com isso, a planta segue também a meta do BMW Group no mundo de reduzir a emissão de CO2. Dentre os objetivos – que devem ser alcançados até 2030 – estão reduzir em 20% a emissão de CO2 por veículo na cadeia produtiva, em 80% na produção, por veículo, e em 40% na fase de uso, também por veículo.

“Assim como em todo o BMW Group, seguimos tendo a sustentabilidade como um assunto de extrema importância. E, por isso, estamos muito orgulhosos de mais esse passo dado aqui na fábrica de Araquari”, releva Mathias Hofmann, diretor geral da fábrica do BMW Group em Araquari.

Energia renovável

A fábrica em Araquari já conta com a utilização de energia proveniente de fontes renováveis, promovendo a redução das emissões de CO2 em suas atividades – o que rendeu a certificação I-REC, um instrumento de compensação do consumo de energia elétrica proveniente de fontes que emitem CO2 na atmosfera.