20/09/21 | São Paulo
A Boa Safra Sementes inaugurou sua primeira usina de energia solar fotovoltaica em uma unidade de beneficiamento de sementes, na planta de Cabeceiras (GO). Com capacidade para gerar 158,6 MW/mês, a instalação fornecerá 94% de toda a energia utilizada pela unidade, segundo nota da empresa.
“Estamos evoluindo em nossa gestão sustentável, buscando ser uma companhia que gera cada vez menos impacto ao meio ambiente”, disse no comunicado o CEO e um dos fundadores da Boa Safra, Marino Colpo.
O objetivo, no futuro, é que todas as unidades de beneficiamento de sementes da companhia passem a ter fontes de energia sustentáveis.
Na nota, a empresa destaca que o Brasil tem um dos maiores índices de incidência solar do mundo, o que faz com que o retorno do investimento seja mais rápido.
A usina fotovoltaica da Boa Safra tem 3.570 módulos fotovoltaicos e ocupa uma área de aproximadamente 17 mil metros quadrados. Por meio dela, será possível evitar a emissão de aproximadamente 239 toneladas de gases de efeito estufa por ano, conforme a empresa, em comparação ao consumo de energia por meio de uma conexão com a concessionária de energia.
Veja também
O que é que a Bahia tem? Tem potencial solar como ninguém!
Desafios e oportunidade da energia solar no Nordeste
Energia solar: mais empregos e competitividade para a indústria
As tarifas de transmissão e o desenvolvimento da fonte solar
Políticas públicas para catalisar o desenvolvimento da energia solar no Brasil