Bragança Paulista terá primeira escola com energia fotovoltaica

06/12/21 | São Paulo

Reportagem publicada pelo G1

Painéis solares serão instalados na Escola Municipal Comendador Hafiz Abi Chedid

Economizar recursos gastos com energia elétrica. Esse é o principal objetivo da licitação no formato Carta Convite nº 011/2021, para contratação de empresa especializada para implantação de sistema de geração de energia fotovoltaica na Escola Municipal Comendador Hafiz Abi Chedid, no bairro Jardim Novo Mundo. Essa será a primeira escola com esse sistema de energia sustentável.

A Prefeitura de Bragança Paulista identificou a necessidade de instalar um novo sistema de geração de energia na escola, de forma a viabilizar a economia de recursos gastos com energia elétrica na edificação.

A licitação prevê a instalação de sistema de microgeração distribuída utilizando a tecnologia dos sistemas fotovoltaicos com a finalidade de gerar energia em montante necessário para a compensação aproximada do consumo médio mensal da unidade e amenizar despesas.

No último dia 19/11, aconteceu a abertura dos envelopes com documentos e propostas e três empresas apresentaram documentação. No dia 26/11, a Comissão Permanente de Licitações publicou que duas empresas foram habilitadas e uma foi inabilitada. Pode haver defesa dos interessados e as demais fases e decisões do processo serão divulgadas pela Comissão.

O sistema escolhido utiliza painel solar e é criada uma corrente elétrica contínua, chamada de energia solar fotovoltaica.