Brasil atingirá quase 25 GW de capacidade instalada em energia solar ao final de 2022

17/01/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo portal Agronegócio

Projeções da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica)apontam que o Brasil deverá encerrar 2022 com quase 25 GW de capacidade instalada em energia solar. Isso representaria um crescimento de mais de 91,7% em relação aos números atuais do país, que hoje tem pouco mais de 13 GW.

No entendimento da entidade, deverão ser adicionados mais de 11,9 GW neste ano, somando as usinas de grande porte e os sistemas de geração própria de energia elétrica.

Para a GD (geração distribuída) a projeção prevê um crescimento de 105% frente ao total já instalado até 2021, passando de 8,3 GW para 17,2 GW, por causa da recente e sancionada Lei nº 14.300.

Já no segmento de GC (geração centralizada), o crescimento previsto é de 67,8%, saindo de 4,6 GW para 7,8 GW.

O aumento deverá ser impulsionado, principalmente, pelo avanço da fonte no chamado ACL (Ambiente de Contratação Livre) de energia elétrica, que será responsável pela maior parcela das grandes usinas previstas para entrada em operação comercial em 2022.

Em janeiro do ano passado, a Associação apostou que 2021 terminaria com pouco mais de 12 GW de potência operacional, o que acabou se concretizando. “Projetamos um crescimento muito robusto para 2022, impulsionado pelo alto custo na conta de luz e pelos benefícios proporcionados aos consumidores, como solução definitiva de garantia de suprimento de eletricidade a preços competitivos”, disse Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR.