Brasil é foco de projetos sustentáveis realizados pelo Lab

20/11/20 | São Paulo

Reportagem publicada no Canal Solar 

Nesta quinta-feira (19), o Lab (Laboratório Global de Inovação para financiamento do Clima) realizará um webinário para explicar o processo de inscrição e a seleção de propostas para seu programa.

O evento vai contar com apresentação de estudos de casos de ciclos anteriores, perguntas e respostas sobre o tema. Os interessados em participar podem se inscrever clicando aqui .

As inscrições para o Lab (Laboratório Global de Inovação para financiamento do Clima) vão até às 22h do dia 22 de dezembro. O programa está buscando projetos financeiros que possam atrair investimentos em mercados emergentes para enfrentar os desafios climáticos e gerar oportunidades para uma recuperação econômica pós Covid-19 e verde, incluindo o Brasil. As turmas selecionadas serão anunciadas em fevereiro de 2021.

Neste ano, além do Brasil, o programa privilegia propostas dos 16 países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral que tenham foco em acesso à energia sustentável, cidades sustentáveis e sistemas sustentáveis de produção de alimentos. Outras ideias de adaptação e mitigação de outros setores e com alvo em países em desenvolvimento também são elegíveis.

“Esse programa escolheu alguns países que tem preferência para poder submeter as suas propostas. O Brasil é um desses países, ele tem prioridade, projetos que venham do Brasil, propostas que venham do Brasil tem prioridade”, destaca Rodrigo Sauaia, presidente da ABSOLAR.As propostas serão escolhidas pelos idealizadores do programa a partir de quatro fatores: inovação, capacidade de ação, sustentabilidade financeira e potencial. Os projetos selecionados receberão orientação por sete meses e contarão com uma consultoria para o desenvolvimento, análise no mercado e o design da iniciativa.

O Lab conta com o apoio da rede de líderes de instituições públicas e privadas, contabilizando mais de 60 investidores, além dos especialistas do Climate Policy Initiative. O programa já lançou 49 instrumentos financeiros, conseguindo mobilizar cerca de US$ 2,2 bilhões, (aproximadamente R$ 11 bilhões).