Brasil entrou na lista dos dez países que mais instalaram sistemas de energia solar no mundo

25/06/21 | São Paulo

Reportagem publicada no Espaço Ecologico No Ar

As principais fontes de energia utilizadas atualmente em nosso planeta são originadas de combustíveis fósseis: carvão, gás natural e petróleo

E como sabemos, essas fontes são não renováveis, isto é, demoram milhões de anos para serem produzidas, repostas ou recicláveis pela natureza.

No Brasil, entretanto, essa distribuição muda drasticamente, pois a nossa maior fonte de energia é a hidráulica e estamos aumentando o uso das energias eólica e solar, todas elas renováveis.

O Brasil entrou na lista dos dez países que mais instalaram sistemas de energia solar no mundo em 2020, alcançando a 9a. colocação do ranking global liberado pela China, EUA, Vietnã, Japão e Alemanha. O setor movimentou cerca de R$ 15,9 bilhões em investimentos e geração de 3,15 gigawatts em novos empreendimentos, segundo a Agência Internacional de Energia (IEA) e a Associação Brasileira de Energia Solar (Abrasol).

Fonte: EPE – Balanço Energético Nacional – 2018

Atualmente nossa matriz energética mostra uma composição que coloca o Brasil em posição privilegiada perante outras nações do mundo.

É verdade que essa concentração na energia hidráulica, até então, periodicamente impôs ao País determinados períodos críticos por conta da estiagem prolongada em determinadas regiões.

Além da geração de energia elétrica, as hidreléticas no Brasil desempenham um papel fundamental no País que vai muito além da geração de eletricidade. Elas também são responsáveis pelo desenvolvimento econômico e social brasileiro.

O post Brasil entrou na lista dos dez países que mais instalaram sistemas de energia solar no mundo apareceu primeiro em Espaço Ecologico No Ar.

(Foto: )

(Foto: )