Brasil investe US$2 milhões em painéis solares para evitar apagões

10/02/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Jornal Dia Dia

Em 2021, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 10 gigawatts (GW) de potência operacional da fonte solar fotovoltaica. O mercado ainda possui uma alta expectativa de crescimento, já que com base no levantamento realizado pela Logcomex, startup que revolucionou o comércio exterior com automação e big data, o Brasil importou cerca de US$2 bilhões em painéis solares durante o ano de 2021.

Em 10 anos do projeto governamental para levar energia limpa e saudável para os brasileiros, no mês de dezembro de 2021, último mês completo de uso da nova capacidade instalada, o Brasil teve a geração de 8.546 MW por meio de fontes eólicas e solares, de acordo com o Painel do ONS – energia suficiente para abastecer mais de cinco milhões de casas populares.

Para o fundador e CEO da Logcomex, Helmuth Hofstatter, esse crescimento na importação de painéis solares mostra uma grande preocupação em adquirir uma energia mais sustentável e saudável.

“A discussão em torno da energia solar já é antiga e vem se intensificando ao longo dos últimos anos com o crescimento das formas renováveis”, comenta Hofstatter. “A importação se torna uma alternativa pelo know-how chinês, principalmente, na produção de painéis, além de dar vazão ao crescimento por interesse. Com a redução de tarifas, a tendência é que isso aumente cada vez mais”.