22/09/20 | São Paulo
O governo brasileiro inaugurou a usina solar Coremas III, parte do complexo fotovoltaico (PV) Coremas de 312 MW, informou na quinta-feira o Ministério de Minas e Energia (MME).
Uma usina fotovoltaica de 280.000 painéis solares é capaz de gerar energia suficiente para atender a demanda anual de 90.000 residências locais no estado da Paraíba. O complexo pertence à empresa brasileira Rio Alto Energy.
Com conclusão prevista para junho de 2021, o complexo solar Coremas será capaz de abastecer cerca de 300.000 residências quando estiver totalmente operacional. No momento, o investimento total é de 400 milhões de reais (76,4 milhões de dólares / 64,4 milhões de euros), com outros 580 milhões de reais previstos para meados de 2021.
Recentemente a UFABC (Universidade Federal do ABC) iniciou um projeto em parceria com Fapesp para o estudo , síntese e caracterização das propriedades físicas de perovskitas híbrida, esse material é estudado por suas propriedades favoráveis à conversão de energia solar. O que pode resultar em uma energia cada vez mais eficiente e barata.
Durante a solenidade de inauguração, o ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque disse que até 2026, cerca de 26 bilhões de reais serão investidos no desenvolvimento de projetos de energia solar e eólica no país, dos quais 56% serão na região Nordeste.