Brasil pode ser o líder mundial da transição energética

08/04/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Estadão

O setor de energia brasileiro está em ebulição e busca protagonismo na produção e exportação de energia limpa. Historicamente ligado às hidrelétricas e termelétricas, o Brasil tem potencial para se tornar líder mundial como “potência verde”. A atualização da legislação como o Marco Regulatório do Gás Natural, políticas como RenovaBio, a aplicação de energia solar, eólica, biocombustíveis e o aperfeiçoamento do hidrogênio como combustível apontam que o caminho já está sendo trilhado.

O futuro promissor do setor e a parceria público-privada foi discutido no Painel Matriz Energética da 7ª Brazil Conference Harvard & MIT, em 13 de abril, em ambiente virtual e que teve como convidados, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque; o CEO da Votorantim Energia, Fabio Zanfelice; CEO da Cosan, Luís Henrique Guimarães; o CEO da Engie S/A Brasil, Maurício Bahr e a sócia-diretora da Escopo Energia, Lavinia Hollanda, moderadora do debate.

Segundo os painelistas, o Brasil tem opções sustentáveis e de baixo carbono, como o gás natural, a maior rede de energia do mundo ligada de norte a sul e flexibilidade na transição energética com recursos naturais em diversas regiões. Outro fator positivo citado pelos especialistas é a conscientização da sociedade e empresas em relação à sustentabilidade e a agenda ESG (sigla em inglês para os aspectos ambiental, social e governança), aspecto importante para promover uma agenda positiva e virtuosa para o setor.

“Estamos caminhando muito bem com planejamentos energéticos bem definidos, e tudo com muito diálogo e transparência. Os resultados que alcançamos nos últimos dois anos e vamos conquistar mais, no futuro próximo, é fruto dessa governança entre o setor público e privado”, afirmou o ministro Bento Albuquerque.

Os CEOs fizeram um convite especial para os estudantes de Harvard e MIT, promotores do debate. “Venham para o setor da transição energética, há muita coisa a fazer. Precisamos de gente que faça conosco essa transição de maneira sustentável”, disseram Guimarães e Bahr.

A 7ª Brazil Conference at Harvard & MIT reúne líderes de diversos setores para debater o futuro do país no pós-pandemia. Iniciativa da comunidade brasileira de estudantes em Boston (EUA), é realizada pela primeira vez no Brasil diretamente do Rio de Janeiro (RJ). Com transmissão ao vivo pela internet, a programação pode ser acompanhada pelo portal do Estadão, parceiro que fará a cobertura do evento, além dos canais da conferência no Youtube e Facebook, a qualquer tempo.