Brasil totaliza 150 MW de microgeração solar fotovoltaica

11/12/17 | São Paulo

Brasil Energia 

O Brasil já contabiliza 150 MW de capacidade instalada de microgeração fotovoltaica, com a instalação total de 18.214 sistemas, todos conectados à rede elétrica, informou a ABSOLAR nesta sexta-feira (8/12). A microgeração corresponde a equipamentos com potência instalada de 5 MW, que podem gerar energia, cujo excedente pode ser injetado à rede, mediante compensação nas contas de luz.

O volume corresponde a 75% do total de empreendimentos de microgeração instalados no país até o momento, ou seja, 200 MW. Os sistemas fotovoltaicos beneficiam 20.518 unidades consumidoras. A ABSOLAR estima que a economia desses equipamentos totalize R$ 1,33 bilhão em investimentos acumulados desde 2012.

Consumidores residenciais lideram o uso da energia solar fotovoltaica, representando 42% da potência instalada. Na sequência, o setor de comércio e serviços representa 39% da capacidade instalada. A indústria possui 9%, seguida pelo setor rural (5%) e poder público (5%).

A redução de mais de 75% no preço da energia fotovoltaica nos últimos 10 anos, o aumento de mais de 50% nas tarifas de energia nos últimos anos e um aumento no protagonismo, na consciência e da responsabilidade socioambiental dos consumidores, motivaram a alta na demanda pela microgeração fotovoltaica, avalia Rodrigo Sauaia, presidente-executivo da ABSOLAR.

Amazonas

O executivo reuniu-se nesta sexta-feira (8/12), com o governador do Amazonas, Amazonino Mendes, a fim de propor medidas de incentivo à geração solar no estado. O Amazonas é um dos quatro estados que ainda não aderiram ao convênio ICMS 16/2015, que isentam de ICMS a energia gerada por microgeradores e compensada com a injeção na rede elétrica.

A ABSOLAR propôs ainda a a divulgação da linha de financiamento FNO Energia Verde, criada pelo Banco da Amazônia em agosto, para financiamento de projetos de geração renovável.