Brasil vai alcançar marca de 1.000 MW de energia solar operacionais na matriz energética este ano

31/10/17 | São Paulo

PetroNotícias

O Brasil deverá atingir a marca de 1.000 megawatts (MW) de fonte solar fotovoltaica operacionais na matriz elétrica nacional até o final de 2017. A estimativa é feita pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), que prevê ainda que o segmento vai movimentar mais de R$ 4,5 bilhões este ano.

Em janeiro deste ano, o volume de energia solar operacional na matriz do país era de aproximadamente 90 MW. A associação projeta ainda a criação de cerca de 20 mil novos empregos no Brasil. De acordo com estatísticas internacionais do setor, para cada megawatt instalado em um determinado ano, são gerados de 25 a 30 novos postos de trabalho qualificados.

“O Brasil possui um dos melhores recursos solares do mundo e, com um programa nacional estruturado para desenvolver este setor, poderá se tornar um dos dez maiores mercados fotovoltaicos nos próximos anos. Hoje já somos referência em energia hidrelétrica, biomassa e eólica e não podemos ficar para trás na área solar, cada vez mais estratégica no setor elétrico internacional“, comentou o presidente da entidade, Rodrigo Sauaia.