Brasileiros criam ônibus solar que já rodou mais de 100 mil km sem combustível

26/07/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Trânsito Web

Em tempos de preços altíssimos dos combustíveis, pesquisadores do Laboratório Fotovoltaica, da Universidade Federal de Santa Catarina, propõem uma possível solução para o problema: veículos movidos a energia solar.

O primeiro protótipo apresentado foi o do eBus, um ônibus que funciona a partir de eletricidade gerada pelo sol. 100% desenvolvido e montado no Brasil, com o apoio das empresas WEG, Marco Polo e Eletra, trata-se do primeiro veículo elétrico a bateria que é totalmente carregado com energia solar fotovoltaica para funcionar.

A recarga acontece na própria sede do Laboratório Fotovoltaica e é feita a cada conclusão de rota do eBus, que atualmente funciona para transportar alunos, professores e visitantes que frequentam o campus da Universidade Federal de Santa Catarina e vêm do Norte da Ilha de Florianópolis.

Além de garantir mobilidade sustentável, o ônibus é uma espécie de polo de pesquisa móvel, já que contribui para o levantamento de dados e para a análise de viabilidade da tecnologia nele instalada. A intenção dos estudantes é se aprofundar no funcionamento do ônibus solar para, em um futuro próximo, poder implementar a tecnologia no transporte público de todo o Brasil. Já pensou?

O ônibus conta ainda com um Sistema de Frenagem Regenerativa, que garante que o movimento das rodas, bem como o freio do veículo, produzam energia cinética, que é transformada em eletricidade e devolvida às baterias do ônibus para que também possam contribuir para o seu funcionamento. Legal, né?

O eBus já rodou mais de 100 mil quilômetros sem uma gota de combustível – o equivalente a duas voltas e meia no mundo! – e promete ainda ter muita estrada pela frente. Que chegue a todo o Brasil!