Brumadinho: proposta de reparação prevê construção de 78 usinas solares

05/04/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Brasil Energia

Programa de reparação socioeconômica do rompimento das barragens da Vale também prevê 1,5 mil novas casas populares na região

Os compromitentes do Acordo Judicial de Reparação – Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público Federal e Defensoria Pública de Estadual – selecionaram projetos para a construção de 1.502 casas populares e instalação de 78 usinas fotovoltaicas na região atingida pelo rompimento das barragens da Vale, em Brumadinho. No mesmo conjunto foram selecionadas propostas para a construção de sete creches.

O material foi encaminhado à Vale na última quarta-feira (30/3) para detalhamento e, caso este planejamento obtenha aprovação pela Auditoria Socioeconômica e pelos compromitentes, os projetos serão, em seguida, executados pela empresa.

As 78 usinas solares fotovoltaicas estão previstas para 15 municípios: Biquinhas, Caetanópolis, Curvelo, Felixlândia, Florestal, Fortuna de Minas, Igarapé, Juatuba, Maravilhas, Morada Nova de Minas, Papagaios, Paraopeba, Pequi, Pompéu, São José da Varginha.

O acordo judicial visa reparar os danos decorrentes do rompimento das barragens da Vale em Brumadinho, que tirou a vida de 272 pessoas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o estado de Minas Gerais.