Busca por energia renovável como a eólica e solar aumenta de forma exponencial durante mês do meio ambiente

13/06/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Click Petróleo e Gás

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado em 5 de junho e está incentivando outros consumidores a irem em busca de um mundo mais sustentável e viável energeticamente. Tendo isso em vista, a procura pela energia renovável através de fontes eólicas e solar aumentou de forma exponencial. Foi a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, que aconteceu durante a década de 70, que realizou a criação desta data, cujo objetivo seria conscientizar os brasileiros e outras nações sobre a importância de adotar métodos saudáveis para o meio ambiente e conseguir atingir, de uma vez por todas, as metas climáticas acordadas entre os países.

Hoje em dia, é estimado que mais de 90% de toda a população mundial tenha acesso à energia elétrica, seja ela de boa ou de má qualidade. No entanto, o uso de energia solar poderá chegar a cerca de 30% da população até o final deste ano. De acordo com dados fornecidos pela IEA (International Energy Agency), as expectativas são extremamente positivas e promissoras. O uso da produção solar poderá ser uma forma de garantir que os países não irão sofrer com o déficit energia, que faz com que haja um enorme pico de inflação. Atualmente, a Alemanha e o Japão estão entre os países com a maior capacidade de geração neste setor, mas o Brasil caminha passo a passo para alcançar este objetivo. Afinal, a economia deve receber um aporte de ao menos R$ 300 bilhões até o final deste ano.

Novo caminhão elétrico da Neoenergia traz tecnologia pioneira que permite uma alta redução nas emissões de carbono e pode impactar o transporte de cargas no Brasil Volkswagen e Bosch assinam acordo para desenvolver projetos relacionados a sistemas de motorização na América Latina Arábia Saudita inicia obras da maior usina de vapor movida à energia solar do mundo Ampliação do transporte por cabotagem de combustíveis, como o biodiesel, é pretendido pela empresa Vibra em até 20%, ainda em 2022

Em inúmeros encontros que já foram realizados desde que o Brasil começou a fazer parte de cúpulas do clima, houve a promessa que, até o ano de 2030, haveria a redução de ao menos 50% do valor de todos os gases emitidos no meio ambiente, mas já estamos em 2022 e essa meta está longe de ser concluída.

Muitas empresas, como no caso da Açotubo, estão investindo na produção de energia solar em sedes distribuídas em todo o Brasil, como acontece no estado de São Paulo. Conforme a instituição, o seu objetivo é fornecer investimento acima de R$ 800 mil para haver a produção de fontes próprias e maior estabilidade durante os momentos de escassez de produção de hidrelétricas regionais. Segundo a marca, tendo em vista que o valor da conta de luz aumenta na faixa de 8% em um ano – mas desde o último ano aumentou acima de 50%, é provável que o pagamento do investimento se dê em menos de três anos. As previsões mais negativas são de que o investimento da Açotubo estará se pagando até o final de 2027.

A energia renovável permite que haja a criação de muitos empregos em todo o Brasil. Atualmente, marcas como a Topsun estão com dezenas de vagas de emprego abertas para quem está interessado em atuar com instalação de painéis solares fotovoltaicos. Sem contar ainda que a empresa abre oportunidades para quem deseja atuar na área de “marketing” e tecnologia da informação, para tratar e cuidar de todos os dados dos clientes.