Cadeia de Barra do Bugres será a primeira de Mato Grosso a ter energia solar

05/08/20 | São Paulo

MT DIGITAL 

O deputado Elizeu Nascimento anunciou a destinação de verba para a implantação de um sistema de geração de energia solar fotovoltaica na unidade prisional

O deputado estadual Elizeu Nascimento (DC) anunciou a destinação de R$ 170 mil de sua cota de emenda parlamentar individual para a implantação de um sistema de geração de energia solar fotovoltaica na cadeia pública de Barra do Bugres (165 km da capital de Mato Grosso, Cuiabá). O anúncio foi feito no dia 31 de julho, durante uma visita do parlamentar a Barra do Bugres.

“Durante a minha visita à cadeia pública de Barra do Bugres, o diretor, Oto Rubens Wetterlein, me contou sobre o projeto, que já estava no papel há mais de 5 anos, e, imediatamente, me prontifiquei a destinar os recursos para a implementação do programa, que, além de tornar a unidade prisional autossuficiente energeticamente, gerando economia aos cofres públicos, ainda trará outros benefícios para a sociedade mato-grossense e para o meio ambiente”, explicou Elizeu Nascimento.

“Fiquei contente com a receptividade do deputado Elizeu Nascimento com a nossa reivindicação, pois, com a destinação dessa verba, a cadeia pública de Barra do Bugres se tornará a primeira do estado de Mato Grosso a contar com energia solar. Além disso, com a mão de obra dos presos, teremos condições de produzir materiais de construção, móveis e outros objetos, com as doações de madeiras que recebemos”, comemorou Wetterlein, idealizador do projeto de instalação de placas de energia solar fotovoltaica na unidade.

A cadeia pública de Barra do Bugres abriga aproximadamente 280 detentos, não só do município, mas também oriundos dos municípios de Porto Estrela, Nova Olímpia e Denise.