Café com Energia recebe presidente executivo da ABSOLAR

24/03/17 | São Paulo

FIEC Online

O Núcleo de Energia da FIEC, em parceria com o Núcleo de Economia e Estratégia e All About Eventos, realizou nesta sexta-feira (24) mais uma edição do evento Café com Energia. A manhã dedicada ao debate sobre o setor energético brasileiro contou com a palestra de Rodrigo Lopes Sauaia, presidente executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), com o tema “Energia Solar Fotovoltaica: Panorama, Oportunidades e Desafios”.

O Secretário Adjunto de Energia, Mineração e Telecomunicações, Renato Rolim, participou da programação e mencionou os esforços do Governo do Estado em criar um cenário positivo para os investimentos em energia solar. Nicole Barbosa, presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), presente ao evento, reforçou a intenção de incentivar não apenas a instalação de usinas, mas também a cadeia produtiva, com a atração de industriais de componentes.

Sauaia apresentou a ABSOLAR, uma entidade criada em 2013 com o objetivo de coordenar, representar e defender os interesses de seus associados quanto ao desenvolvimento do setor e do mercado de energia solar fotovoltaica no Brasil.

Na sequência, o palestrante falou do compromisso assumido pelo Brasil em reduzir a emissão de gases de efeito estufa em 37% até 2025. Nesse sentido, os investimentos em energias limpas devem crescer de forma ainda mais significativa. Segundo Sauaia, até 2030, a energia solar fotovoltaica será uma das formas mais baratas de gerar energia elétrica no mundo. Ele ressaltou ainda o potencial técnico solar da região Nordeste e apresentou dados sobre os projetos cearenses. Atualmente, o Ceará ocupa a 8ª posição no ranking nacional em número de projetos fotovoltaicos, mas em termos de potência instalada o estado salta para a 2ª colocação.