Caixa lança Consulta Pública para a Operação e Manutenção de suas Usinas Fotovoltaicas

18/01/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo PROCEL Info

A Caixa Econômica Federal (Caixa) lançou nesta segunda-feira (17) uma Consulta Pública para obter subsídios de empresas que atuam no setor de energia solar fotovoltaica quanto à Operação e Manutenção (O&M) de Usinas Fotovoltaicas instaladas em suas unidades. Os interessados poderão enviar as suas contribuições até o dia 11 de fevereiro.

Atualmente, a Caixa possui 163 usinas solares instaladas em telhado na forma de Geração Distribuída nos termos da Resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) 482/2012, em unidades de uso pela empresa nos estados do Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Piauí, São Paulo e Distrito Federal. Estas usinas totalizam cerca de 9.400 kWp (quilowatts-pico) em potência instalada. Além disso, o banco também possui uma usina em solo no estado de Minas Gerais, com uma potência instalada de aproximadamente 2.100 kWp (quilowatts-pico). Esse conjunto de usinas gera aproximadamente 16 GWh (Gigawatts-hora) por ano.

“Considerando desconhecer o mercado de O&M de usinas fotovoltaicas, sobretudo, no que se refere a unidades instaladas em diversos municípios e unidades da federação, após elaboração de seu Termo de Referência, a Caixa busca obter contribuições do mercado quanto ao modelo publicado, bem como, propostas comerciais a título de subsídios para efetivar contratos mediante licitação futura”, informa comunicado divulgado pela Caixa.

As empresas interessadas têm até o dia 11/02/2022 para encaminharem contribuições à Consulta Pública 0022/2022, por meio do portal https://licitacoes.caixa.gov.br, clicando em “Consultas Públicas”.