01/12/22 | São Paulo
Reportagem publicada pelo FM Metropolitana Online
Em menos de um ano desde o início do projeto, a Câmara de Guarulhos inaugurou seu Sistema de Geração de Energia Fotovoltaica no dia 16 de novembro, que utiliza a captação de energia solar, transformando-a em energia elétrica. São 616 painéis solares de 450 watts, com potência para gerar 250 quilowatts de energia, o que garantirá a completa autonomia do Poder Legislativo.
A Câmara Temática de Pesquisa e Proposições (CTPP), comandada por Devanildo Damião, que teve a iniciativa de propor a adoção do sistema, aponta como aspectos positivos, além de o Poder Legislativo desonerar a EDP Energia, a geração de créditos de carbono. O fato de a Câmara de Guarulhos ter se tornado uma mini geradora de energia é o principal aspecto do investimento, que se pagará em aproximadamente quatro anos.
Dentro da perspectiva de preservar o meio ambiente e gerar energia limpa, o presidente da Câmara, vereador Miguel Martello (PDT), promulgou a Lei 8008 de 13 de maio de 2022, de sua autoria, que concede desconto no IPTU para quem adotar sistema de aquecimento hidráulico solar e/ou de geração de energia elétrica fotovoltaica. O contribuinte que comprovar a utilização de um desses sistemas terá 6% de desconto no IPTU.
O relatório completo está aqui: https://www.guarulhos.sp.leg.br/institucional/camaras-tematicas/relatorio-ctpp-energia-fotovoltaica/view
O que é que a Bahia tem? Tem potencial solar como ninguém!
Desafios e oportunidade da energia solar no Nordeste
Energia solar: mais empregos e competitividade para a indústria
As tarifas de transmissão e o desenvolvimento da fonte solar
Políticas públicas para catalisar o desenvolvimento da energia solar no Brasil