Câmara de Vereadores movida à energia solar

18/01/21 | São Paulo

Tribuna Ribeirão 

O recém-eleito presidente da Câmara de Vereadores de Ribeirão Preto, Alessandro Maraca (MDB), quer implementar na Casa de Leis algumas novidades durante sua gestão, que estão diretamente relacionadas ao meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Entre elas a redução e substituição do papel pela digitalização, a prática de políticas de consumo consciente na Casa, arborização e ocupação do verde onde for possível e a implantação da energia fotovoltaica.

“Na verdade, esta é só uma parte das nossas propostas de modernização da Câmara com responsabilidade socioambiental. Não posso adiantar todas por conta do planejamento que está sendo realizado e devemos entregar nas próximas semanas”, explica.

Maraca argumenta que a energia fotovoltaica além de ser uma energia limpa, a médio e longo prazo trará economia aos cofres públicos. “Sinalizando a nossa responsabilidade com o erário, contudo, esta ação também será simbólica, porque ela manda um recado para o poder público, a Câmara será o primeiro prédio público com essa iniciativa. Economia e responsabilidade socioambiental, esta é a linha política do futuro”, completa.

O vereador disse que por se tratar de uma proposta nova e que envolve estudos de outros profissionais, ele está tentando agilizar o processo dentro da Casa de Leis, para obter o quanto antes, o valor do investimento para a implantação de energia solar fotovoltaica no prédio do Legislativo.

“Enviamos recentemente um oficio para a Secretaria de Obras Públicas da cidade, solicitando a execução do projeto, estamos no aguardo da resposta”, salienta.

Existe um cálculo que na última Legislatura (2017- 2020) gastou-se em torno de R$ 1,5 milhão com energia elétrica. “A nossa meta é reduzir o custo e incentivar a sustentabilidade”, diz o presidente.

O parlamentar ressalta que o uso do papal e os mecanismos burocráticos entre prefeitura e Câmara são obsoletos, “do século passado”. “Precisamos virar essa página. Além da responsabilidade ambiental e econômica, neste caso, queremos desburocratizar a máquina, ganhar tempo com processos. Se podemos enviar um requerimento online e a prefeitura consegue receber esse documento, o atendimento e os mecanismos de transparência são ampliados. Modernizar, onde houver brechas para realizar ou começar uma mudança que aponte para o futuro, vamos em busca de trabalhar nela”, afirma.

Assim como a implantação de energia solar fotovoltaica a substituição do papel requer estudos, para definição de valores de investimento e economia. “Já tivemos a nossa primeira reunião na Coderp para tratar sobre o assunto e a conversa foi muito produtiva, na próxima semana estarei me reunindo com a secretária de Planejamento para que a prefeitura possa receber de forma digital os documentos da Câmara. Já solicitamos um levantamento para a nossa coordenadoria, em breve isso será público”, diz.

Acesso ao Maurílio Biagi

Outra proposta do presidente da Câmara é que o estacionamento da Casa possa abrir aos finais de semana, para visitantes do parque Maurilio Biagi. “Para isso é preciso ter um guarda responsável no local, já oficiamos a Guarda Civil Municipal para ver a disponibilidade de nos conceder este pedido. Estamos aguardando resposta”.

Maraca afirmou ainda que solicitou à prefeitura uma ligação entre a Câmara e o Parque Maurilio Biagi, facilitando o acesso do visitante. “Não obtivemos respostas até o momento”, finaliza Maraca.