Câmara prevê economia de R$138 mil com instalação de energia solar

16/08/22 | São Paulo

Reportagem publicada pela Gazeta de Limeira

Com previsão de início ainda neste ano, a Câmara Municipal de Limeira anunciou o processo de instalação de energia solar. A previsão foi confirmada ontem em reunião entre o presidente da Casa, vereador Sidney Pascotto, Lemão da Jeová Rafá (PSC) e representantes da empresa Sociedade Solar, contratada para elaboração do projeto e fiscalização de implantação de usina fotovoltaica. Com a estrutura, o Legislativo limeirense prevê uma economia média de R$ 138 mil, por ano, em gastos com energia.

Segundo informações oficiais da Casa de Leis, um pré-projeto para implantação de usina fotovoltaica foi apresentado pelo diretor da Sociedade Solar, Silvio Castilho, e pelo engenheiro civil, Renan Silveira. Há uma estimativa de que cerca de 200 painéis fotovoltaicos sejam instalados. Para isso, será necessário construir uma estrutura metálica auxiliar sobre o telhado do prédio, bem como utilizar parte da cobertura do estacionamento do Legislativo. Assim, é possível atender a média de consumo, por mês, de 13.000 kWh (quilowatt-hora).

Em Cordeirópolis, a Câmara Municipal instalou, no início deste mês, as placas solares para geração de energia limpa. A estimativa de economia é de 95%, mais de 120 mil por ano e a aquisição foi realizada por processo licitatório onde se aguarda liberação da Neoenergia Elektro – Distribuidora de Energia para iniciar o funcionamento.

Além de atender no presente o consumo de energia, o projeto de Limeira está em fase de elaboração e garante que a geração de energia seja ampliada futuramente. Conforme explicado por Silvio Castilho, neste primeiro momento será instalado um inversor com capacidade projetada superior à demanda atual. Com isso, em uma segunda fase, a Câmara pode expandir a produção energética com a implantação de novos painéis e de cabine primária que suporte potências maiores.

A empresa Sociedade Solar foi contratada para auxiliar a elaboração do edital de licitação e a fiscalização, junto com uma comissão formada por servidores efetivos, da implementação da usina fotovoltaica. Durante a reunião foi informado que, após o processo licitatório para aquisição dos equipamentos e instalação, é possível que a empresa licitada execute o trabalho em 60 dias. Essa projeção torna viável que ainda este ano a Câmara tenha estrutura para gerar a própria energia.