Capitania dos Portos de Camocim passa a utilizar energia solar

03/11/20 | São Paulo

Camocim 

A Capitania dos Portos de Camocim passou a utilizar energia solar na sua estrutura. O prédio recebeu placas fotovoltaicas na tarde desta sexta-feira, 30, e já opera com a nova fonte de energia. Com a implantação do novo sistema, a Capitania dos Portos de Camocim passou a ser a primeira instituição militar do Ceará a usufruir da fonte de energia limpa renovável do sol.

“O sistema está projetado para uma capacidade instalada de 19,43 kWp, através da operação de 58 módulos fotovoltaicos, com potência de 335Wp cada, instalados em uma área de aproximadamente 120,83m2. A energia elétrica produzida pelo sistema fotovoltaico será utilizada na Agência da Capitania dos Portos em Camocim e o excedente será injetado na rede de distribuição da ENEL/CE, a qual permitirá a posterior compensação de energia.”

A Capitania dos Portos de Camocim é uma das instituições centenárias existentes no município. A organização reúne marinheiros que atuam na salva guarda marítima e na segurança da navegação daqueles que se fazem ao mar.