Captura de carbono, hidrogênio e renováveis serão essenciais para descarbonizar a indústria

03/03/23 | São Paulo

Reportagem publicada em Portal Solar

por: Ricardo Casarin

Sem investimentos crescentes em diversas tecnologias e soluções, setor industrial apresentará aumento de emissões nas próximas décadas

Sem ações de descarbonização, as emissões do setor industrial irão crescer de 6,7 bilhões de toneladas para 7,6 bilhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano entre 2023 e 2050, mostra estudo da BloombergNEF (BNEF). O relatório aponta que não existe uma tecnologia “bala de prata” para solucionar a questão, sendo necessários investimentos significativos em captura de carbono, hidrogênio e eletrificação.

Conforme a BNEF, a produção de aço, alumínio, petroquímicos e cimento deverá crescer nas economias em desenvolvimento e se manter estável ou com baixa diminuição na maioria dos países desenvolvidos.

Enquanto opções de baixo carbono para os setores industrias se mantém muito caras, será crucial que toda a futura capacidade seja construída com tecnologias limpas ou com transição facilitada no futuro, para que seja viável alcançar a neutralidade de emissões até 2050.

A variedade de processos necessário e de fontes de emissões na indústria significa que nenhuma tecnologia será vencedora única. Um combustível limpo será escolhido de acordo com o fornecimento locais e os custos.

O hidrogênio será utilizado onde for preciso por suas propriedades químicas, nos segmentos de aço e petroquímicos. Já a captura de carbono terá um papel importante na indústria do cimento.