Casa legislativa de Santa Catarina investe em energia solar

07/07/21 | São Paulo

Reportagem publicada no Infosolar

Produção de energia elétrica do sistema na Alesc está estimada em 328 kWh por ano

Como meta de diminuir as despesas com eletricidade, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) passará a contar com sistema solar fotovoltaico para produção própria de energia. A conclusão da obra está prevista para a segunda quinzena de agosto, segundo a Quantum Engenharia – a empresa responsável pela instalação.

Estão sendo instalados 636 módulos fotovoltaicos, de 400 Wp cada, somando 254,4 kWp, suficientes para reduzir em 20% as despesas com eletricidade do edifício. Os equipamentos serão distribuídos em uma área de cerca de 1.550 metros quadrados. A produção de energia elétrica do sistema na Alesc está estimada em 328 kWh por ano.

“O sistema é aliado do bolso e do meio ambiente. O uso de fonte de energia fotovoltaica ajuda a evitar a emissão de gases prejudiciais às pessoas e ao meio ambiente, como o CO2, principal responsável pelo efeito estufa”, disse o gerente do departamento de Solar e Eficiência Energética da Quantum Engenharia, Dilsonei Rigotti.

Com o uso de energia solar fotovoltaica, deixarão de ser emitidos 174 toneladas de CO² na natureza, o equivalente ao plantio de 4.470 unidades de árvores.

Rigotti ressalta que, ao fomentar o uso de energia solar fotovoltaica, o poder público contribui com a meta brasileira de redução de gases de efeito estufa e com a economia nas suas contas de energia elétrica. “Instituições que apostam nesta fonte reduzem suas despesas e agregam ganhar valores perante a sociedade, como a consciência socioambiental”, disse.