Cascavel vai sediar III Seminário de Energias Renováveis do Oeste do Paraná na próxima semana

03/11/16 | São Paulo

Paranashop

Programação será marcada por exemplos bem-sucedidos do uso de fontes de energias renováveis no oeste do Paraná, outros estados brasileiros e até exterior; cerca de 150 pessoas já garantiram presença

Talk-shows, palestras e apresentação de fornecedores da cadeia produtiva de energias renováveis vão marcar a 3ª edição do Seminário de Energias Renováveis do Oeste do Paraná.

Pela primeira vez em Cascavel, evento acontece no dia 8 de novembro, das 8h30 às 19 horas, no anfiteatro do Bloco 4 da Faculdade Assis Gurgacz (FAG).

O objetivo do encontro, além de incentivar o aproveitamento de energias alternativas, é fomentar a eficiência energética e geração distribuída como vetor de desenvolvimento do território.

Segundo a consultora do Sebrae/PR, Danieli Doneda, o evento é uma iniciativa da Câmara Técnica (CT) de Energias do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), mas também vai unir atores de outros setores. “Dentre nosso público-alvo estão desde empresas e produtores rurais com potencial para uso e geração de energia renovável até representantes do poder público que podem interferir positivamente no processo. Desta maneira, procuramos contemplar diferentes pontos de vista na programação, trazendo exemplos práticos e fomentando discussões”, observa.

Para o coordenador da CT de Energias, Felipe Souza Marques, o histórico do evento encontra-se em movimento crescente, tendo em vista a procura de inscritos. “As duas primeiras edições do Seminário foram em Foz do Iguaçu e, neste ano, em Cascavel, mais de 150 pessoas já garantiram suas inscrições. Isso nos prova que há interesse sobre o tema na região e que o evento ganha importância no cenário, sendo o mais representativo do interior do Paraná. Teremos, na plateia, representantes de todos os segmentos que veem nas energias renováveis um impulso ao desenvolvimento regional”, considera.

A abertura do III Seminário de Energias Renováveis do Oeste do Paraná está marcada para as 8h30 e será seguida pelo talk-show “Cenário de Energias Renováveis como Vetor de Desenvolvimento Econômico”, das 9 horas às 10h40, moderado pelo superintendente de Energias Renováveis de Itaipu Binacional, Herlon de Almeida. Neste painel, Carlos Eduardo Ribeiro, debaterão o conselheiro da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) e Alessandro Gardemann, vice-presidente da Associação Brasileira de Biogás e Biometano (ABiogás).

Na sequencia, os fornecedores Phronesys Engenharia de Sistemas, Pelper Soluções Energéticas, 3DI Engenharia e Centro Tecnológico da Fundação Assis Gurgacz (TECFAG) farão breve apresentação de produtos e serviços de energia renovável aos participantes.

Das 11h30 às 12h10, Carlos André Fiuza, analista de negócios do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) palestra sobre “Gestão de Energia e Eficiência energética”.

Biogás

No retorno do almoço, das 13h30 às 14h45, haverá um talk-show sobre biogás, intitulado “Tecnologias e modelos de negócios para plantas eficientes”, moderado pelo gerente do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), Rafael Gonzalez.

O painel vai contar com os palestrantes Felipe Marques, da CT de Energias e CIBiogás, falando sobre modelos de negócios; Thiago Carvalho de Mello, engenheiro químico e pesquisador do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), que debaterá sobre capacitação tecnológica no âmbito do biogás; e Luciano Fedalto, diretor-técnico da CS Bioenergia, que orientará sobre as novas tecnologias para geração de biogás.

Energia solar

Logo após, está prevista a apresentação dos fornecedores: Instituto de Energias Renováveis e Inovação (Ieri) e Master Solar Energy.

Das 15 horas até as 16h15 está marcado o talk-show sobre energia solar fotovoltaica “Iniciativas e propostas para expansão na matriz energética Regional”, no qual participarão o professor da Universidade Federa do Paraná (UFPR), campus Palotina, e mestre em Engenharia Elétrica, Mauricio Romani, que mostrará a “Análise de Faturamento de Energia Elétrica de Armazenagem de Grãos com NetMetering via Geração Fotovoltaica”; e Henderson Elias Martins, da Solar Energy do Brasil, que falará sobre “Energia Fotovoltaica: Gerando negócios no PR”; além de um representante da Copel, que deve explanar sobre as novidades em Geração Distribuída.

Mercado e oportunidades

Depois das discussões sobre desenvolvimento com base nas energias renováveis e exemplos práticos de uso do biogás e da energia solar fotovoltaica no oeste e em outras regiões do Estado e Brasil, a programação do III Seminário de Energias Renováveis do Oeste do Paraná trará o exemplo espanhol de compra coletiva de energia, em palestra ministrada pelo presidente da Agencia Andaluza de la Energía (AAE), Vicente Fernández Guerrero, marcada para às 16h35.

Intitulada “Organização de Grandes Consumidores de Energia, o modelo espanhol de negociação conjunta de demanda e preço”, a apresentação vai mostrar, por meio de um arranjo que ainda não se tem no Brasil, novas possibilidades para o mercado energias renováveis. Em seguida, a programação prevê a apresentação de expositores.

O evento encerra com o talk-show “Oportunidades de negócios no mercado do biogás e fotovoltaico”, previsto para começar às 17h35, moderado pelo presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento, Mario Costenaro.

No centro dos debates, representante do Sebrae/PR abordará o tema “Energias Renováveis: uma nova forma para se empreender”; o segundo vice-presidente da Cooperativa Agroindustrial Lar, Urbano Inacio Frey, fala sobre “Energia Limpa em um Mercado Competitivo”; enquanto o engenheiro eletricista da Assessoria de Energias Renováveis da Itaipu, Maycon Vendrame, trará explicações sobre o projeto-piloto de energia solar fotovoltaica em propriedades rurais do oeste do Paraná.

O encerramento das atividades está previsto para as 19 horas.

O evento é realizado pelo Sebrae/PR e promovido pelo Programa Oeste em Desenvolvimento com o apoio da Itaipu Binacional, CIBiogás, TECFAG, Sistema Fiep, ABSOLAR, ABiogás, Copel e Governo do Estado do Paraná. Mais informações e inscrições podem ser solicitadas pelo telefone (45) 3321-7077, do Sebrae/PR em Cascavel.