CCEE: Brasil deve ganhar 241 usinas eólicas e solares até 2026

27/06/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Energia Hoje

Maioria dos empreendimentos será construída no Nordeste e investimento ultrapassa R$ 34 bilhões, segundo levantamento

Um estudo da CCEE apontou que 241 grandes usinas solares e parques eólicos devem entrar em operação comercial no Brasil até janeiro de 2026, injetando quase 6 GW de potência no sistema elétrico. O investimento destinado à construção desses empreendimentos é da ordem de R$ 34 bilhões.

Os dados são de projetos já contratados em leilões de energia nova realizados nos últimos anos pela própria CCEE e pela Aneel. A maioria dos empreendimentos terá operação no Nordeste, nos estados do Rio Grande do Norte, Bahia, Piauí e Paraíba, onde historicamente a incidência solar e a prevalência de bons ventos para a geração de energia são maiores.

O levantamento indica que a capacidade instalada de energia eólica e solar fotovoltaica no Brasil deve passar dos atuais 27 GW para 33 GW. A estimativa é que essas novas usinas ofertem juntas ao SIN cerca de 1.646 MW médios todos os anos.

A eólica é considerada a terceira principal fonte de energia elétrica do país, hoje com 813 usinas. Esse segmento começou a despontar em 2005, influenciado pela redução dos preços dos equipamentos necessários e pela criação de uma indústria nacional de pás e torres.

Já o mercado solar fotovoltaico é mais recente, com alguma representatividade a partir de 2015. Hoje existem 187 grandes usinas que produzem energia a partir do sol, que são responsáveis por cerca de 1% da oferta para o SIN.