Ceará apresenta potenciais e oportunidades para a geração de energias renováveis em congresso

29/04/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho

O Governo do Ceará participou, nos dias 27 e 28 de abril, do Intersolar Summit Brasil Nordeste realizado no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza (CE). O congresso reuniu mais de 3.000 visitantes, 30 palestrantes e 50 expositores da iniciativa pública, privada e academia para discutirem os desafios e perspectivas do setor de energias renováveis no Estado e no país.

“Em um momento no qual o mundo se volta para a transição energética, o Ceará vem trilhando uma jornada de investimentos favorável ao desenvolvimento de novos negócios. Eventos como o Intersolar servem de ponte para que possamos divulgar nossos potenciais para a cadeia produtiva e viabilizar a atração de novos empreendimentos para o Estado dentro de uma visão sustentável e inclusiva”, explicou o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado (Adece), Francisco Rabelo.

Reunidos em um mesmo estande, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará (Sedet), Adece e o Complexo do Pecém (CIPP S.A), uma joint venture formada pelo Governo do Ceará e Porto de Roterdã, apresentam ao público o cenário local do setor e as políticas públicas de fomento a cadeia produtiva que vêm sendo desenvolvidas no Estado.

“O Ceará é um dos grandes produtores de energia solar do Brasil e vem despontando em dois grandes setores: na Geração Centralizada, que é fundamental para a produção de Hidrogênio Verde; e na Geração Distribuída, na qual somos líder no Nordeste e estamos entre os 10 estados com maior produção no Brasil. Esse é um mercado em ascensão, que tem gerado emprego e renda para o Estado. Por conta disso, queremos nos colocar não apenas como líderes na produção, como também no desenvolvimento de novas tecnologias ligadas ao setor”, explica o coordenador de Empreendimentos Industriais da Sedet, Sérgio Araújo.

O Ceará foi pioneiro na produção de energias renováveis (eólica e solar) no Brasil. Com 17 protocolos de intenções já assinados para a produção de hidrogênio verde (H2V), o Estado também vislumbra o se tornar um dos principais atores globais na produção, exportação e distribuição do combustível do futuro. Para isso, o Governo do Ceará está viabilizando a implantação do hub de H2V no Complexo do Pecém, o qual deve utilizar a infraestrutura local, incluindo as vantagens competitivas da Zona de Processamento e de Exportação (ZPE) do Ceará, para produzir o combustível.

“O Complexo do Pecém vem se destacando na sua participação no segmento de energias renováveis, tanto solar como eólica. A nossa participação na Intersolar é um reflexo desse destaque que sempre temos buscado, inclusive melhorando a nossa participação nesse mercado e se integrando, cada vez mais, com nossos clientes, atendendo suas necessidades, dificuldades e desafios para que possamos nos adaptar e atendê-los da melhor maneira possível. Ao entender melhor cada tipo de negócio, como a energia solar, conseguimos prover um serviço ainda mais diferenciado e de excelência, como é a marca registrada do Complexo do Pecém em todas as suas atividades”, destaca Raul Viana, gerente comercial de negócios portuários do Complexo do Pecém.

Durante o evento, o diretor de Infraestrutura da Adece, Expedido Parente Júnior; Sérgio Araújo e Constantino Frate da Sedet apresentaram painéis expondo as oportunidades e potenciais de negócios para a cadeia produtiva no Estado.

Intersolar

O Intersolar Summit Brasil Nordeste tem o objetivo de viabilizar informações aprofundadas sobre o setor, criar oportunidades de negócios, expandir o uso de tecnologias fotovoltaica nos âmbitos regional e nacional, e fortalecer o setor nacionalmente.

A energia solar fotovoltaica é a fonte energética que mais tem crescido no Brasil. Atualmente, ela representa 2,6% da matriz elétrica nacional, contra 57% das hidrelétricas. Segundo a Associação Brasileira de Energia Sola Fotovoltaica (ABSOLAR), neste ano, o Brasil deve dobrar a sua potência fotovoltaica instalada.

O post Ceará apresenta potenciais e oportunidades para a geração de energias renováveis em congresso apareceu primeiro em Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho.