Ceará possui mais de 70 mil conexões de geração própria de energia

03/02/24 | São Paulo

Reportagem publicada pelo O Otimista

Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o Ceará já possui mais de 73 mil conexões de geração própria de energia em telhados e pequenos terrenos. O ranking equivale a cerca do triplo do registrado dois anos atrás, em janeiro de 2022, quando havia 25 mil conexões.

O Ceará está na décima primeira posição do ranking nacional, devido a potência da geração própria de energia solar instalada no estado. O acúmulo é de 833,8 megawatts (MW) em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos. Mais de 93 mil consumidores de energia elétrica já contam com redução na conta de luz por conta da energia solar.

De acordo com a ABSOLAR, desde 2012, a geração própria de energia solar já proporcionou ao Ceará a atração de R$ 4,2 bilhões em investimentos e mais de 25 mil novos empregos, além da arrecadação de mais de R$ 1 bilhão aos cofres públicos.

Segundo Jonas Becker, coordenador estadual da ABSOLAR no Ceará, o estado atualmente é um importante centro de desenvolvimento da energia solar. A tecnologia fotovoltaica representa um enorme potencial de geração de emprego e renda, atração de investimentos privados e colaboração no combate às mudanças climáticas.