Ceará terá 3º maior complexo de energia solar do mundo

18/02/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Diário do Nordeste Online

Projeto vai gerar 2 mil empregos. Licença de instalação já foi aprovada

Cada vez mais robusto no setor de energias renováveis, o Ceará ganhará um novo complexo solar que será o maior projeto da América Latina e o terceiro do mundo. Serão gerados 2 mil empregos durante a construção.

O Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema) aprovou, na tarde de ontem (17), em reunião extraordinária, a licença de instalação do parque de painéis fotovoltaicos, a ser construído nas cidades de Umari e Jaguaretama, no Vale do Jaguaribe.

O Complexo Fotovoltaico Uruquê, assinado pela Uruquê Energias Renováveis, terá capacidade de gerar quase 2 GW (Gigawatts), um potencial suficiente para elevar a posição do Ceará no ranking nacional de energia solar para o terceiro lugar — hoje, o Estado é o quinto.

Mais de 5 milhões de painéis

Serão 5,7 milhões de painéis solares somados em duas usinas. O projeto será cravado em uma área de 6 mil hectares, parte para área útil e o restante como reserva legal e corredor ecológico.

Conforme a HL Soluções Ambientais, empresa de licenciamento do projeto, o local foi escolhido pela proximidade com ponto de conexão com o Sistema Interligado Nacional (SIN), contribuindo com a injeção de energia, a disponibilidade de extensas áreas livres de restrições ambientais e as condições ambientais favoráveis (meios físico, biótico e socioeconômico).

Reforço para o hidrogênio verde

Os sócios diretores da Uruquê Energias Renováveis, Jorge Lima e Sergio Bayas, destacam que a aprovação do maior projeto de energia fotovoltaica já apresentado no País assegura ao Ceará a vanguarda da geração do hidrogênio verde, pois o complexo solar possibilita o início da produção no ano de 2025.

Para a CEO da HL Soluções Ambientais, a engenheira Laiz Hérida, o projeto representa um marco para o setor de energia renovável no Estado.

“Eu sempre fui muito entusiasmada e sempre ficou muito claro que era um projeto que iria iniciar um novo movimento de grandes players de energias renováveis no estado do Ceará e a sua representatividade no cenário nacional e internacional. Outro pilar muito importante é que é um empreendimento que irá gerar um marco e servir de referência para outros grandes players que estão chegando em decorrência da necessidade de energia renovável para a produção de hidrogênio verde”, celebra.

O parque solar, diz a executiva, é um projeto 100% cearense.

Legenda: Complexo terá capacidade para gerar quase 2 GW de energia (Foto: Foto: Shutterstock)