Ceará ultrapassa 25 mil conexões de geração própria de energia solar

25/01/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo O Lagoa

Segundo recente mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o estado do Ceará já ultrapassou 20 mil conexões de geração própria de energia solar em telhados e pequenos terrenos. A região possui 289,8 megawatts (MW) em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.

A potência instalada de geração própria de energia solar no Ceará coloca o estado na nona posição do ranking nacional da ABSOLAR.Segundo a entidade, o território cearense responde sozinho por 3,5% de todo o parque fotovoltaico brasileiro na modalidade.

O estado possui 25.023 conexões operacionais, espalhadas por 182 cidades, ou 98,9% dos 184 municípios da região. Atualmente, são 31.399 consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz e maior autonomia e confiabilidade elétrica.

Desde 2012, a geração própria de energia solar já proporcionou ao Ceará a atração de mais de R$ 1,4 bilhão em investimentos, geração de mais de 8,6 mil empregos e a arrecadação de mais de R$ 433 milhões aos cofres públicos.

Para Jonas Becker, coordenador estadual da ABSOLAR no Ceará, o avanço da energia solar no País, via grandes usinas e pela geração própria em residências, pequenos negócios, propriedades rurais e prédios públicos, é fundamental para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Brasil e ajuda a diversificar o suprimento de energia elétrica do País, reduzindo a pressão sobre os recursos hídricos e o risco da ocorrência de bandeira vermelha na conta de luz da população.

“O estado do Ceará é atualmente um importante centro de desenvolvimento da energia solar. A tecnologia fotovoltaica representa um enorme potencial de geração de emprego e renda, atração de investimentos privados e colaboração no combate às mudanças climáticas”, comenta.

Para o presidente executivo da ABSOLARRodrigo Sauaia, a energia solar ajuda a população e empresas a se proteger dos fortes aumentos nas contas de luz e contribui para a sustentabilidade do País. “Além disso, as usinas solares de grande porte geram eletricidade a preços até dez vezes menores do que as termelétricas fósseis emergenciais ou a energia elétrica importada de países vizinhos atualmente, duas das principais responsáveis pelo aumento tarifário sobre os consumidores”, aponta.

“Graças à versatilidade e agilidade da tecnologia solar, basta um dia de instalação para transformar uma residência ou empresa em uma pequena usina geradora de eletricidade limpa, renovável e acessível”, acrescenta Sauaia.